Institucional > FIEP

Sistema Fiep lança o Projeto Cozinha Brasil

Sistema Fiep apresenta Projeto Cozinha Brasil na região Oeste. Programa será estendido a todo o Paraná e tem como objetivo ensinar o preparo de alimentos a baixo custo e alto valor nutritivo


A regional Oeste-Sudoeste do Sesi-Senai apresentou neste domingo (24), durante a re-inauguração do Centro Agropecuário Maria Afonso Costa (antiga Agropec), o “Projeto Cozinha Brasil”, que será a partir de agora estendido a todo o Paraná. Segundo o coordenador regional do Sistema Fiep, em Cascavel e Foz do Iguaçu, Eliseu Avelino Zanella, o programa integra-se ao esforço governamental visando a erradicação da fome.


Para erradicar a fome é preciso muito mais do que promover a simples distribuição de alimentos. Também é necessário levar conhecimento à população, por meio de ações educativas permanentes, para que ela possa produzir, processar, consumir e conservar os produtos da melhor forma possível, com o mínimo de desperdício e o máximo aproveitamento das suas qualidades nutricionais”, observa.


Segundo a técnica em alimentos do Sistema Fiep, Carla Mincarone, as aulas dirigidas à população carente, merendeiras e lideranças serão ministradas em unidade equipada com geladeira, fogão, forno, amplificador de som, televisor, DVD, e outros equipamentos.


Trata-se de uma cozinha experimental pedagógica, montada em unidade móvel, projetada para ensinar o preparo de alimentos a baixo custo e alto valor nutritivo, utilizando preferencialmente os recursos da própria região para a elaboração de refeições sadias e saborosas.


“A idéia é levar conhecimento à população, por meio de ações educativas permanentes, para que ela possa produzir, processar, consumir e conservar os produtos da melhor forma possível, com o mínimo de desperdício e o máximo aproveitamento das suas qualidades nutricionais”, explica Rosmery Dall´Oglio Kostycz, gerente do Sesi e Senai na região. 

About Author