Institucional > FIEP

Sistema Fiep premia vencedores de concurso

Organização da economia em Arranjo Produtivo Local foi tema dos trabalhos do 4º Concurso IEL Paraná de Monografia

Os vencedores do 4º Concurso IEL Paraná de Monografia foram premiados na última segunda-feira (01/08), durante o Fórum das Diretorias e Conselhos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep. O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, fez a entrega aos primeiros colocados. O concurso, promovido pelo Sistema Fiep, através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), teve como tema a organização da economia em Arranjo Produtivo Local (APL).

A diretora do IEL, Gina Paladino, explica que a opção pelo Arranjo Produtivo Local como tema deve-se ao fato de este modelo de organização da economia estar expandindo no Paraná e da pouca disponibilidade de bibliografia a respeito. “Na medida em que os APLs avançam sentimos falta de material de pesquisa a respeito”, observa. O objetivo do concurso foi estimular e valorizar a produção de estudos sobre a importância da interação entre universidades e empresas. “Queremos utilizar o modelo de concurso para que professores e estudantes reflitam sobre o tema, bem como disseminar o conceito de APL em todo o Paraná”, comenta.

Foram inscritos 30 trabalhos em três categorias: Docentes e Pós-Graduados, Instituição de Ensino Superior e Empresa. O melhor trabalho na categoria Docentes e Pós-Graduados foi Arranjos Produtivos no Estado do Paraná: o caso do Município de Cianorte, de Antonio Carlos de Campos. Na categoria Instituição de Ensino Superior o escolhido foi Arranjos Produtivos Locais: o caso do pólo moveleiro de Arapongas, de Viviane Mazetto Romano. A categoria empresa teve cinco trabalhos inscritos e apenas um selecionado. Oportunidades e desafios para o fortalecimento dos APLs no Paraná: uma análise dos processos de gestão em indústrias do APL de Bonés – Apucarana, de Maryangela Drumond de Abreu Negrão foi o vencedor.

O primeiro colocado das categorias Empresa e Docentes e Pós-Graduados recebeu como prêmio uma visita técnica ao distrito industrial italiano de Emilia Romagna, e o primeiro lugar da categoria Instituição de Ensino Superior ganhou um microcomputador. Os professores que orientaram trabalhos de graduação premiados receberam o prêmio de R$ 2 mil.

About Author