Institucional > FIEP

Paraná tem sete trabalhos selecionados na etapa regional do Prêmio Finep

Sete empresas paranaenses foram selecionadas na etapa regional do Prêmio Finep. Os trabalhos serão apresentados na mostra tecnológica que acontece em novembro

O Paraná tem sete trabalhos selecionados na etapa regional da 8ª edição do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, criado para estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico, principalmente com projetos que gerem resultados de impacto na sociedade. Nos três Estados da região Sul, a Comissão Julgadora selecionou 18 dos 207 trabalhos inscritos para participarem da mostra tecnológica, que acontecerá no centro de eventos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), no Cietep, dia 07 de novembro. Santa Catarina teve sete empresas selecionadas e o Rio Grande do Sul, quatro.

A primeira etapa do concurso, que é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, é regional. Os participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concorrem em cinco categoriais: Empresa (pequena e média/grande), Inovação Social, Instituto de Pesquisa, Produto e Processo. O Paraná disputa o primeiro lugar nas categorias Inovação Social, Processo e Produto. Os três selecionados na categoria Pequena empresa são paranaenses.

A divulgação dos primeiros lugares será durante a mostra tecnológica. As empresas vencedoras em cada uma das categorias concorrem em nível nacional com as premiadas das demais regiões. A premiação da etapa nacional será em novembro, em Brasília. Os vencedores desta etapa receberão bolsa de fomento tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca. Para os 2º e 3º colocados de cada categoria, será concedido depósito de pedido de registro de marca.

O Paraná foi o segundo estado brasileiro com maior número de empresas inscritas no Prêmio Finep. Neste ano, 82 trabalhos paranaenses concorreram à premiação, número inferior apenas ao de São Paulo, com 102 participantes. A evolução das inscrições estaduais foi de 91% em relação a 2004. A Região Sul também bateu recordes, com 207 concorrentes, contra 160 no ano passado. Ao todo, foram feitas 679 inscrições em todas as regiões do país.

About Author