Institucional > FIEP

Alunos promovem exposição sobre alimentação saudável

Alunos de 7ª e 8ª séries organizam exposição sobre alimentação saudável e qualidade de vida. Iniciativa faz parte do projeto Sesi/Senai Escola Indústria Itinerante

Cerca de 500 alunos de 7ª e 8ª séries do Colégio Estadual Professora Lindaura Ribeiro Lucas, de São José dos Pinhais (PR), participam nesta quarta-feira (10), de uma exposição de trabalhos sobre saúde, alimentação saudável, atividade física e qualidade de vida. Os trabalhos são resultado do que eles aprenderam durante a Semana da Saúde que começou na segunda-feira (08).

A Semana da Saúde é uma das ações do projeto Sesi/Senai Escola Indústria Itinerante. Iniciado no ano passado, o projeto tem uma nova proposta para o ensino fundamental, aliando a educação a jogos interativos e gincanas para desenvolver a socialização, trabalho em grupo e o empreendedorismo. O objetivo é levar os adolescentes a se programarem para o futuro profissional, ampliando sua visão do mercado de trabalho e, com isso, evitando a evasão escolar, que atinge altos índices nessa fase escolar.

A Semana da Saúde é um desses eventos que incentivam a participação integral do estudante. “Queremos levar os alunos a buscarem seu próprio bem-estar, e que isso leve ao aumento de sua produtividade na escola”, afirma Maria Aparecida Lopes, técnica do Sesi Paraná e responsável pelo projeto.

Para José Antônio Fares, diretor executivo do Sesi Paraná, a política adotada na Escola Indústria Itinerante é a mesma de todos os projetos educacionais da entidade que objetiva o reforço à formação curricular do ensino tradicional. “Esse trabalho é uma das ações de responsabilidade social do Sistema Fiep, voltado para a educação, que tem como principal mote reduzir a evasão escolar e incentivar o adolescente e o jovem a visualizar uma carreira profissional, independentemente do seu nível social”, diz.

O projeto Escola Indústria Itinerante está em fase de implantação em 11 escolas municipais e deverá atender, ao todo, 3.500 alunos. O Sesi, em parceria com cinco núcleos regionais de educação municipal, está organizando um cronograma de operacionalização das atividades nas escolas, respeitando as especificidades de cada comunidade. Ao trabalharmos valores fundamentais para o aluno, vamos atrelar a formação profissional ao ensino formal”, acrescenta Fares.

O projeto inclui também oficinas com a participação do Senai. “Queremos formar estudantes conscientes de seu valor e papel na sociedade, aumentando sua auto-estima mostrando que é possível ter qualidade na educação pública”, afirma Maria Aparecida.
A intenção é que a Escola Indústria Itinerante seja expandida, a princípio para os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e, depois, para todo o Estado. Em Almirante Tamandaré, por exemplo, o projeto já está sendo implantado em uma escola da rede estadual de ensino.


Exposição Escola Indústria Itinerante
Data: 10 de agosto
Horário: 07h30 às 11h45
Local: Colégio Estadual Professora Lindaura Ribeiro Lucas
Endereço: Otávio Cim, 2201 – São José dos Pinhais

About Author