Institucional > FIEP

Novo home theater é lançado em Arapongas

Novo modelo de home theater desenvolvido em parceria pelo Senai e Escola Técnica da Madeira e Mobiliário de Stuttgart, Alemanha, é lançado em Arapongas

Um novo modelo de home theater – móvel usado para instalação de aparelhos de televisão, DVD, som e seus acessórios – será lançado nesta terça-feira (9), em Arapongas, Norte do Paraná, onde se concentra um dos maiores pólos moveleiros do Brasil, com cerca de 500 indústrias num raio de aproximadamente 100 quilômetros. O destaque é que o produto foi criado em conjunto entre brasileiros e alemães, mediante parceria entre o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Senai – Cetmam (Centro Nacional de Tecnologia da Madeira e Mobiliário), a Escola Técnica de Madeira e do Mobiliário de Stuttgart, da Alemanha, e a empresa Caemmun. Além dos aspectos de intercâmbio tecnológico e troca de experiências, essa empresa, que fabrica estantes e racks em Arapongas, deverá produzir o novo modelo e lançá-lo no mercado.

“É importante para fortalecermos nossa imagem como excelência em tecnologia no setor, respaldando a parceria que mantemos com a Alemanha”, comenta a gerente do Cetmam, Márcia Donegá Ferreira Leandro. Segundo ela, o projeto para o desenvolvimento do home theater começou a ser executado em maio deste ano, a partir de idéias trocadas entre os envolvidos nos dois países. Nas últimas semanas, as equipes do Senai-Cetmam, da escola de Stuttgart e da empresa brasileira, transformaram o teórico em prática num trabalho em conjunto realizado em Arapongas.

Embora seja um único modelo, o produto recebeu três tipos de acabamento: laminado, para exportação; laqueado, de linha alta; e pintura impressa, que se aproxima mais do popular. É este último tipo que deverá ser lançado no mercado pela Caemmun. De acordo com o sócio-proprietário da empresa, Irineu Munhoz, a parceria preconiza a permanência de representantes de Stuttgart em Arapongas, para dar seqüência a estudos e adequação do projeto que afinem ainda mais o produto à realidade do público alvo, que é o popular. “Pretendemos chegar ao máximo de um visual atrativo e custos mais baixos possíveis”, explica o industrial. Para ele, os resultados para a empresa já são altamente satisfatórios porque foi possível a promoção do intercâmbio de seus funcionários, da área de desenvolvimento de produtos, na criação do home theater com os alemães e o Cetmam.

Parceria antiga – O Cetmam foi criado em 1993, através de parceria técnica entre o Senai-PR e o Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg, da Alemanha, com o objetivo de alavancar o potencial da indústria da madeira e do mobiliário no Paraná. O Centro foi implantado inicialmente em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sendo estruturado por uma equipe constituída por brasileiros e alemães. Em 2000 conquistou o título de Centro Nacional de Tecnologia, concedido pelo Departamento Nacional do Senai com base nos critérios do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ).

Em 2003 o Cetmam foi transferido para Arapongas, ampliando ainda mais sua clientela em todo o País, tanto na qualificação de profissionais quanto prestando consultorias em processo produtivo, gestão industrial e design para o setor de madeira e do mobiliário. O acordo de cooperação técnica com Stuttgart prevê diversas atividades de intercâmbio, entre as quais o projeto de móveis, que é realizado anualmente. A novidade a partir de 2005 é a inclusão da empresa que pretende produzir o home theater.

About Author