Institucional > FIEP

Fiep promove Semana da Cidadania e Solidariedade

Sistema Fiep, em parceria com Instituto Ethos e empresas, lança a Semana pela Cidadania e Solidariedade. A intenção é incentivar ações de voluntariado e responsabilidade social

Um engajamento maior das empresas em ações de responsabilidade social e o incentivo ao voluntariado dentro das corporações foram as ações defendidas no lançamento da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, nesta terça-feira (09). O lançamento aconteceu durante um café da manhã, no Cietep, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a Kraft Foods Brasil, Philip Morris Brasil e Instituto Ethos no Paraná. A intenção é que as empresas que aderirem ao movimento desenvolvam ações em benefício da coletividade.

Para o presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, a responsabilidade social está bem difundida entre as indústrias do Estado. “O Paraná é destaque em práticas voltadas ao voluntariado e a ações sociais. O empresariado precisa, cada vez mais, dispor de sua estrutura para incentivar o crescimento dessas ações, como caminho para a qualidade de vida e a cidadania”, disse.

Marcelo Linguitte, gerente de relações internacionais do Instituto Ethos de Empresas de Responsabilidade Social, falou sobre o Voluntariado Corporativo e as Metas do Milênio, focando na profissionalização do voluntariado e a necessidade de adaptar essas práticas à realidade de cada empresa e da comunidade. “A responsabilidade social é um movimento da sociedade que se concretiza através das ações das empresas e isso é um exercício de cidadania”, afirma. Segundo Linguitte, o voluntariado dentro das empresas pode ser trabalhado de acordo com as Metas do Milênio que incluem ações em educação, saúde, qualidade de vida, combate à fome, redução da mortalidade infantil e respeito ao meio ambiente.

No evento foram apresentados cases de voluntariado corporativo de algumas empresas associadas ao Instituto Ethos no Paraná.

About Author