Institucional > FIEP

Ação Global encerra com mais de 140 mil atendimentos no Paraná

Foram ofertados 80 serviços, beneficiando 39 mil pessoas em cinco cidades

Quase 40 mil pessoas foram beneficiadas pela Ação Global com um total de 140 mil atendimentos no Paraná neste sábado (10). Os números superam as metas dos organizadores que previam 35 mil pessoas com 128 mil atendimentos. Uma parceria entre o Sesi e a Rede Globo, a Ação Global é uma grande mobilização de instituições e empresas para o atendimento à população carente em serviços de cidadania. No Paraná, o atendimento aconteceu em Curitiba, Maringá, Arapongas, Terra Roxa e Irati. A iniciativa envolveu 181 parceiros e 2.500 voluntários em todo o Estado.

“Estamos encerrando uma semana extremante produtiva com a realização de dois eventos de grande repercussão”, disse o diretor executivo do Sesi no Paraná, José Antonio Fares. “O Sesi pôde atender os trabalhadores no Mundial de Atletismo e a comunidade carente na Ação Global”, frisou.

As ações mais procuradas em todas as cidades onde o atendimento foi realizado foram serviços médicos e odontológicos, com quase 30 mil atendimentos. Foram emitidas 539 carteiras de identidade, 922 CPFs e 697 carteiras de trabalho. Joice Zefeni, de 18 anos, procurou a Ação Global para providenciar a carteira de identidade. “Valeu a pena. Agora tenho identidade e me sinto mais cidadã”, disse.

Foram registrados 50 mil atendimentos em ações de cidadania, como solicitação de aposentadoria e outros benefícios do INSS, atendimento jurídico, orientação sobre financiamento para casa própria, além de serviços como corte de cabelo, manicure e pedicure, entre outros. José Valter Pires, de 53 anos, saiu da Ação Global aposentado. “Soube que este serviço estaria disponível na Ação Global, vim aqui e, felizmente, já consegui resolver tudo”, disse.

Na Ação Global, o casamento coletivo também foi bastante procurado. Em todo o Estado, foram realizados 500 casamentos. Em Curitiba, o ator global Alexandre Borges, embaixador da Ação Global, foi o padrinho dos noivos. “Como ator tenho uma função social de fazer com que as pessoas se tornem voluntárias numa causa tão importante como a Ação Global”, declarou o ator.

Uma intensa programação de lazer foi oferecida ao público durante todo o dia. Ao todo, 37 mil pessoas participaram das iniciativas de lazer, como oficina de pintura, teatro, jogos e muita recreação para as crianças.

About Author