Institucional > FIEP

Regiões discutem projetos de desenvolvimento

Industriais e representantes de oito regiões paranaenses vão planejar estratégias para pôr em prática ações que promovam o crescimento da economia paranaense

Até o fim de setembro, empresários e representantes da sociedade de oito regiões do Paraná estarão trabalhando para implantar ações que promovam o desenvolvimento sustentável do Estado. A série de encontros começou nesta quarta-feira (14) por Cascavel, englobando as regiões de Toledo e Marechal Cândido Rondon, e passará pelas cidades de Pato Branco (dia 15), Campo Mourão (21), Apucarana (21), Guarapuava (22), Irati (22), Ponta Grossa (23) e Curitiba (30).

Os eventos são organizados pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e fazem parte da última etapa do Congresso Paranaense da Indústria, realizado em dezembro de 2004. “As propostas apresentadas e discutidas em outros três encontros serão agora postas em práticas por representantes de cada região, que contarão com o apoio do Sistema Fiep”, informa o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Ele explica que com a realização do Congresso, no ano passado, os industriais e representantes da sociedade realizaram planejamentos estratégicos regionais e setoriais. “A equipe técnica do Sistema Fiep promoveu encontros em cada região do Paraná e com as cadeias produtivas, que definiram as prioridades, que passam agora a ser implementadas por eles mesmos”, explica Rocha Loures.

Entre exemplos de ações sugeridas que já foram postas em prática estão: a compra de uma área de 50 mil hectares na região de Irati, destinada ao reflorestamento com pinus, e a criação do Centro Técnico de Moda, do Senai de Londrina. Também estão em fase de implementação as agências de desenvolvimento regionais. A mais avançada é a dos Campos Gerais, que já foi instalada em Ponta Grossa com apoio de diversas entidades públicas e privadas.

About Author