Institucional > FIEP

Empresários de Curitiba e região discutem projeto de desenvolvimento

Reunião marca o fim da série de oitos encontros regionais, em que representantes da sociedade discutiram ações que visem o desenvolvimento sustentável

Empresários e representantes de entidades públicas e privadas de Curitiba e da Região Metropolitana estarão reunidos nesta sexta-feira (30/09) para discutir projetos de desenvolvimento sustentável para 25 municípios da região. O encontro encerra uma série de reuniões por oito regiões, que fazem parte da última etapa do Congresso Paranaense da Indústria, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em dezembro de 2004.

“As propostas apresentadas e discutidas em outros encontros serão agora postas em prática por representantes da região, que contarão com o apoio do Sistema Fiep”, informa o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Em Curitiba, o encontro irá discutir a implantação de uma agência de desenvolvimento regional, que atue em parceria com outras entidades de alcance metropolitano.
Rocha Loures afirma que nesta etapa representantes da sociedade assumem o controle das ações que deverão ser implementadas na Região Metropolitana de Curitiba. Temas relacionados à melhoria da infraestrutura ou a qualificação da mão-de-obra foram debatidos em outros três encontros entre empresários, representantes da sociedade e a equipe técnica do Sistema Fiep. Nestes encontros, foram definidas prioridades para cada região do Paraná e para as cadeias produtivas.

Entre exemplos de ações sugeridas que já foram postas em práticas estão: a compra de uma área de 50 mil hectares na região de Irati, destinada ao reflorestamento com pinus, e a criação do Centro Técnico de Moda, do Senai de Londrina. Também estão em fase de implementação as agências de desenvolvimento regionais. A mais avançada é a dos Campos Gerais, que já foi instalada em Ponta Grossa com apoio de diversas entidades públicas e privadas.

O encontro acontece no auditório do Centro de Eventos do Sistema Fiep, Cietep, na Avenida Comendador Franco, 1341, a partir das 8h30.

About Author