Fiep aprova medidas do governo em prol da economia

Medidas anunciadas pelo governo estimulam economia do Paraná

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, considerou positivas as duas medidas anunciadas pelo governador Roberto Requião nesta sexta-feira (07) em benefício da economia do Estado. As medidas referem-se à redução do ICMS sobre as importações de 12% para 3% com crédito presumido de 9% e a redução do ICMS sobre o feijão de 12% para 1% nas operações internas e interestaduais.

Para o presidente da Fiep, as duas medidas demonstram uma atitude desenvolvimentista do governo do Paraná. “São medidas em favor do desenvolvimento e contribuem para estimular a economia do Estado”, declarou.


De acordo com Loures, a redução do ICMS do feijão mais que atender a um antigo pleito da agricultura, é extremamente significativa porque pode também contribuir para reduzir o custo de vida. A redução do imposto sobre o feijão era uma das principais reivindicações da agricultura familiar e foi defendida pelo Movimento Grito da Terra.


De acordo com informações do Governo do Estado, há anos a produção de feijão está estagnada no Estado e o governo vinha estudando medidas para estimular o plantio. A expectativa é que a redução do imposto estimule os 194 mil pequenos produtores que se dedicam à agricultura familiar no Estado a retomarem o plantio do feijão, aumentando a produção interna e, como resultado final, podendo representar uma redução do custo para o consumidor.


Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR