Institucional > FIEP

Prêmio Finep escohe duas paranaenses

Automat e Bematech estão entre as vencedoras da região Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. Elas estão classificadas para fase nacional, que acontece em dezembro, em Brasília

A Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia – Finep entrega hoje a seis empresas da região Sul o Prêmio de Inovação Tecnológica, às 19h, no Centro de Eventos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Cietep.


Os vencedores paranaenses são a Automat, na categoria pequena empresa, e a Bematech, como o melhor produto. Elas concorrem pelo estado na entrega do prêmio nacional, no dia 7 de dezembro, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O prêmio foi criado há oito anos para estimular a inovação no meio empresarial. No Paraná, tem o apoio da Federação das Indústrias (Fiep).


Conheça os projetos vencedores:


Automat
A Automat, da região de Curitiba, desenvolve sistemas de automação para concessionárias de energia elétrica. Inovou ao unir todos os equipamentos necessários para essas centrais em uma única plataforma, o que significou a simplificação das operações e redução da necessidade de reformas em estruturas físicas de concessionárias antigas. Hoje, para incluir novas funções nas centrais atendidas, basta reprogramar o sistema. Antes elas precisavam ser substituídas.


Bematech
Vencedora da categoria projeto, a Bematech inovou ao criar a impressora fiscal térmica com memória de fita. Atendeu assim a uma grande necessidade das empresas, pois, de acordo com a lei, os documentos fiscais impressos a cada venda ao consumidor devem ficar armazenados e disponíveis ao fisco durante cinco anos – o que costuma gerar uma enorme quantidade de papel. O produto da Bematech mantém uma cópia fiel desses cupons impressos em uma memória de fita eletrônica, dispensando a emissão da segunda via do cupom fiscal.
As empresas paranaenses que ficaram em segundo lugar são Identech, de Londrina (pequena empresa), Klabin, de Telêmaco Borba (melhor processo) e Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, de Foz do Iguaçu (inovação social).
Os terceiros lugares paranaenses foram para a Dataprom (processo) e a Seccional (pequena empresa).


Portanto, as três ganhadoras da categoria pequena empresa são paranaenses.


Os demais primeiros lugares são:
Processo – Braskem (RS)
Média/Grande empresa – Nexxera (SC)
Instituição de C&T – Fundação Certi (SC)
Inovação Social – Universidade Federal de Santa Catarina


About Author