Institucional > FIEP

Conselho de Cidadania Empresarial promove o Dia do Voluntariado

Entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro, empresas, entidades de classes e voluntários realizam ações sociais em benefício da comunidade paranaense

O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, um órgão consultivo do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e que é formado por mais de 100 organizações e empresas, vai promover no próximo dia 4 dezembro o Dia do Voluntário – Dia V. O evento acontecerá no Parque Barigüi, em Curitiba, e também nas unidades do Sesi de várias regiões do Paraná. “Neste dia, representantes do setor produtivo, de entidades de classe e religiosas e de instituições públicas do Paraná irão realizar uma série de atividades que estimulem ações sociais voluntárias nos 399 municípios do Estado”, informa o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

Para Rocha Loures, os problemas sociais brasileiros não serão resolvidos apenas pelos governos. Por isso, ele defende uma maior participação das pessoas em ações voluntárias que contribuam para diminuir as desigualdades existentes no País. “É preciso haver um comprometimento da sociedade na busca de soluções criativas que promovam a igualdade e o desenvolvimento sustentável, justo e socialmente correto”, afirma.

Coordenadora executiva do Conselho de Cidadania e membro do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Confederação Nacional da Indústria, a empresária Ezilda Furquim Bezerra explica que a proposta do Dia V é promover a cultura do voluntariado no Paraná e comemorar o Dia Internacional do Voluntário (5 de dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001, Ano Internacional do Voluntariado).

“Aqui no Paraná iremos promover as ações durante uma semana, que vão se encerrar um dia antes do dia 05 com um grande evento na capital do Estado e em diversas cidades”, explica a assessora de Ação Social da Fiep, Carla Mocellin. Para participar da semana, o Conselho está trabalhando em parceria com entidades de classe, grupos de voluntários (Centro de Ação Voluntária – CAV), empresas (como Gerdau, Electrolux, Renault, HSBC, GVT, Cocamar, entre outras), Serviço Social da Indústria (Sesi), escolas, universidades, grupos religiosos, sindicatos e instituições sociais.


EMPRESAS DE TODO O ESTADO PODEM SE INSCREVER PARA PARTICIPAR DO DIA V


“O Dia V vai permitir que todos demonstrem espírito de cidadania, solidariedade e integração”, afirma Ezilda Furquim Bezerra. Para participar da promoção é preciso preencher uma ficha de inscrição no site www.fiepr.org.br/fiepr/cpce/diav ou entrar em contato com o Núcleo Executivo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (41-3350-7335). Um placar que será montado no Parque Barigüi, no dia 4 de dezembro, vai mostrar e contabilizar as ações de voluntariado feitas pelos participantes.

Carla Mocellin afirma que a organização está distribuindo uma cartilha para as empresas explicando como participar. A publicação dá sugestões de atividades que podem ser realizadas. “As ações podem ser desde atendimento médico gratuito até uma pessoa que saiba contar história e faça uma apresentação para crianças”, sugere.

Além das ações da semana de 27 de novembro a 04 de dezembro, será feita uma grande mobilização no Parque Barigüi, em Curitiba. Também serão promovidas ações nas cidades de Ponta Grossa, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, todos no Sesi local, e Londrina, no bairro Cinco Conjuntos.

Em Curitiba, além de peças de teatro, espetáculos de música e palestras, serão montadas barracas para divulgar as Oito Metas do Milênio estabelecidas pela ONU para serem atingidas até 2015. As metas propõem erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater a aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

About Author