Institucional > FIEP

Jovens competem semana que vem

Alunos do Senai de todo o Paraná reúnem-se em Curitiba onde participam de provas para avaliar conhecimento e testar habilidades

De 14 a 18 de novembro, Curitiba sedia a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento. O evento, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), reúne os alunos dos cursos técnicos do Senai classificados regionalmente para disputarem provas em 25 ocupações. Desta fase sairão os classificados para a etapa nacional, que acontece em março de 2006 em Recife, quando serão escolhidos os melhores do País para disputarem a olimpíada internacional – a World Skills, em 2007, em Shizuoka, no Japão.

Em Curitiba, as provas acontecem no Cietep e no Senai/CIC e são abertas ao público. É um bom programa para quem aprecia tecnologia e vai ficar na cidade no feriado. As provas de habilidade intelectuais acontecem na segunda-feira (14) e as provas práticas vão de terça a quinta-feira (15 a 17). Na sexta-feira acontece a premiação.

As provas que devem chamar mais a atenção do público visitante são as de robótica e mecatrônica, em que os alunos recebem como tarefa a programação de braços mecânicos de robôs para que realizem diversas atividades, como a pintura de equipamentos. Essas acontecem no Senai CIC (Av. Nossa Senhora da Cabeça, 1371, Cidade Industrial), além das modalidades Eletricidade Industrial e Predial, Eletrônica, CAD, Ferramentaria, Soldagem, entre outras, que envolvem a operação de máquinas de manufatura de peças para a indústria.

A área automotiva atrai bastante: são colocados defeitos na mecânica do motor para que o aluno descubra e conserte. Isso ocorre no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341), onde também serão realizadas as provas de Aplicação de revestimento cerâmico, Confecção de roupas, Construção em alvenaria, Marcenaria, Mecânica, entre outras.

O público também poderá visitar a Mostra tecnológica, evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento e que terá, entre outras atrações, a exposição de carros “cortados” ao meio para que se possa ver o funcionamento do motor e do sistema de freios”.

Na segunda-feira (14) abre a exposição de produtos tecnológicos. No Cietep, um veículo Audi estará “cortado”, expondo toda a parte mecânica. Além disso, um simulador mostrará num monitor como se programa o corte de árvores; e será apresentada também a vara de pescar eletrônica, que dispensa a operação manual e pode ser usada por pessoas com necessidades especiais.

Durante a Olimpíada acontece também o Seminário Internacional de Educação Profissional que traz pesquisadores de destaque no Brasil, Chile e França para debater os desafios da tecnologia na educação e sua interface com as metodologias e tendências na formação de profissionais autônomos e empreendedores. São convidados empresários, profissionais da área de Recursos Humanos, profissionais atuantes na área de Relações de Trabalho, professores, técnicos atuantes na área de educação e demais interessados.

Dentro do Seminário serão assinados convênios do Senai com a Delegacia Regional do Trabalho, para o mapeamento das carências do mercado em termos de mão-de-obra capacitada; com o Ministério Público, para a partir do ano que vem incluir 1.500 adolescentes em conflito com a lei nos cursos do Senai, e com a Prefeitura, para integrar as duas instituições dentro dos programas Indústria Itinerante e Comunidade Escola, entre outros.

Na quinta (17) será lançado o Hotel de Projetos Inovadores (HPI) e serão divulgados os alunos do Senai escolhidos para abrigar seus projetos de desenvolvimento de produtos nos laboratórios do Senai. O HPI é a pré-incubadora do Sistema Fiep.

O Sesi/PR vai levar exames de saúde e atividades de lazer destinadas aos alunos competidores e visitantes, enquanto as artes do Paraná serão valorizadas: a Orquestra Filarmônica de Antonina se apresenta no dia 15 no Cietep e no dia 16 no Senai/CIC. O AtoCorp Companhia de Artes Cênicas realiza a intervenção “Cientistas Olímpicos”, criada exclusivamente para a Olimpíada, no dia 15 no Senai/CIC e no dia 16 no Cietep.

A entrega de medalhas aos participantes será feita na sexta-feira (18) a partir das 10h, com uma apresentação de fandango e de ginástica rítmica.

Conheça a Olimpíada do Conhecimento

A competição promovida pelo Senai tem por objetivo qualificar os métodos de ensino da instituição e preparar melhor seus alunos para o mercado de trabalho.

Para os participantes, é a oportunidade de conhecer técnicas aperfeiçoadas, professores e estudantes de todo o Brasil. As etapas estaduais acontecem durante o ano de 2005, para reunir em março de 2006 os melhores colocados, na cidade de Recife.

Da etapa internacional, promovida pela Organização Internacional para a Promoção da Educação Profissional, estudantes brasileiros já trouxeram medalhas e diplomas de excelência nas ocupações de tornearia, soldagem, solda a gás, mecânica de precisão eletrônica, eletricidade industrial, eletricidade predial, mecatrônica e desenho gráfico, entre outras modalidades.

“A participação do Senai nos torneios internacionais colocou o Brasil no cenário da educação profissional, contribuindo para projetar a imagem de um país promissor em parcerias na área econômica”, afirma o diretor regional do Senai no Paraná, Carlos Sérgio Asinelli.

About Author