Institucional > FIEP

Trabalhadores-atletas disputam medalhas em Curitiba

Cerca de mil trabalhadores das indústrias se reúnem no feriado para disputar a etapa estadual da 19ª edição dos Jogos do Sesi

Curitiba sedia, entre os dias 12 e 15 de novembro, as finais da etapa Estadual do XIX Jogos do Sesi. Cerca de mil atletas disputam a fase paranaense da competição, classificatória para o torneio regional, que reunirá trabalhadores das indústrias dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de 02 a 04 de dezembro em Foz do Iguaçu.

A abertura dos jogos acontece na noite deste sábado (12), no Centro de Eventos do Sistema Fiep, com uma festa que vai reunir empresários, técnicos do Sesi, trabalhadores-atletas e seus familiares.
Os Jogos do Sesi compõem um dos maiores eventos esportivos do Estado que envolve unicamente trabalhadores das indústrias. Desde o início do ano, a competição mobilizou mais de 16 mil trabalhadores atletas, de 546 empresas. Na fase estadual são 83 indústrias representadas, de 30 cidades do Paraná.

Para chegar a esta fase, foram realizadas as etapas municipais e regionais, de onde saíram os campeões que agora disputam o estadual em 15 modalidades diferentes: futebol, futebol sete máster, futebol sete livre, futsal, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de praia, voleibol, xadrez, bocha, bolão e dominó. Os competidores são profissionais das mais diferentes atividades e segmentos industriais e que dedicam seu tempo livre aos treinos para obter o melhor desempenho nos jogos.

“O objetivo dos jogos é levar os trabalhadores das indústrias a praticarem esportes, promover a integração entre funcionários e empresários e, também, entre entre os próprios trabalhadores”, informa Roberto Costacurta, coordenador de lazer do Sesi. Para ele, ocupar o tempo livre dos trabalhadores com o esporte, melhora o clima organizacional e a qualidade de vida do funcionário, além de reduzir o giro de pessoal. “Eles se sentem mais valorizados pela empresa e entre os colegas. Isso gera aumento na produção, pois o trabalhador se torna mais motivado e comprometido”, diz.

Durante os jogos serão realizados testes de avaliação física e nutricional com o acompanhamento de profissionais de educação física, nutrição e fisioterapia do Sesi, além de exames oftalmológicos, de glicemia e medição de pressão arterial. Os atletas também terão oportunidade de conhecer os pontos turísticos de Curitiba, através de City Tour e farão caminhadas ecológicas.

Internacional – Os Jogos do Sesi têm acumulado resultados positivos durante os 19 anos de existência. Através das competições os trabalhadores têm oportunidade de disputar competições internacionais como é o caso de 12 funcionários da empresa Robert Bosch, de Curitiba, que embarcam neste sábado para participar do Mundial de Basquetebol da Confederação Internacional de Esportes para Trabalhadores (Csit), que acontece de 13 a 20 de novembro, na cidade do México. Eles serão os únicos representantes do Brasil na competição que reúne trabalhadores da Tunísia, Itália, Letônia e México.


About Author