Institucional > FIEP

Alunos do Senai disputam provas em Curitiba

Competição reúne alunos do Senai de todo o Paraná, em Curitiba. Evento é classificatório para fase nacional, que acontece em março de 2006 no Recife

Estudantes dos cursos de formação profissional do Senai de todo o Paraná deram início nesta segunda-feira (14) à fase estadual da Olimpíada do Conhecimento, em Curitiba. O evento, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), está reunindo 91 alunos que vieram em delegações de cinco regiões do Estado para disputarem provas em 25 ocupações. Até sexta-feira (18) eles participam de provas teóricas e práticas para testar habilidades e conhecimento. Os vencedores desta fase estarão classificados para a etapa nacional, que acontece em março de 2006 no Recife, de onde sairão os classificados para a disputa internacional, em 2007, no Japão.

“Vocês vão servir de exemplo e o exemplo é a melhor forma de educar”, disse aos jovens competidores o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, na abertura do evento. Ele lançou o desafio de ter pelo menos uma equipe do Paraná classificada para a olimpíada do Japão. Segundo Loures, a meta do Sistema Fiep para as próximas edições da Olimpíada é incluir novas modalidades, com tecnologias inovadoras, como a nanotecnologia, por exemplo. “Isso faz parte de nossa estratégia de fazer do Paraná uma plataforma de novas tecnologias”, anunciou.

O presidente do Sistema Fiep destacou ainda a importância do Senai no processo de desenvolvimento do País. De acordo com ele, o sistema educacional da instituição é que tem possibilitado ao País ser competitivo no setor industrial, que é o setor mais forte da economia brasileira. “Dentro das indústrias, o fator humano é o mais importante para agregar qualidade e criar riqueza”, destacou.

Nesta terça, quarta e quinta-feira (15, 16 e 17), acontecem as provas práticas da Olimpíada. Elas serão realizadas no Cietep e no Senai/CIC e são abertas ao público. Para quem aprecia tecnologia é um bom programa. Na área de robótica e mecatrônica, os alunos estarão programando braços mecânicos para realizarem atividades, como pintura de equipamentos.

Na área automotiva, os alunos receberam carros com defeitos que terão que ser identificados e reparados. Haverá também provas de aplicação de revestimento cerâmico, construção em alvenaria, marcenaria, confecção de roupas, entre outras. A premiação dos vencedores acontece às 10 horas de sexta-feira (18), no encerramento do evento.

About Author