Institucional > FIEP

Alunos do Senai iniciam provas práticas

Alunos do Senai iniciam provas práticas. Competição reúne 91 jovens estudantes de 25 cursos diferentes.

Foram iniciadas nesta terça-feira (15), as provas práticas da Olimpíada do Conhecimento, em Curitiba. O evento, promovido pelo Senai, instituição do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) reúne 91 alunos de 25 cursos de formação profissional de todo o Estado que estão sendo avaliados em conhecimento teórico e prático.
Estão sendo realizadas provas nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, mecatrônica, robótica, automotiva, construção civil, marcenaria, tecnologia da informação, confecção, entre outras. As provas estão sendo realizadas no Cietep e no Senai da Cidade Industrial (CIC). Os primeiros colocados em cada ocupação estarão classificados para a etapa nacional do evento, que acontece em março de 2006 no Recife, de onde sairão os finalistas para a olimpíada internacional, marcada para 2007 no Japão.

Um dos competidores, Maicon Rodrigues, de 17 anos, veio de Cianorte para participar da Olimpíada. Ele é aluno do curso de confecção industrial do Senai e de olho no grande mercado que existe em sua região nesta área quer melhorar sua formação. “Participar da Olimpíada é uma grande oportunidade de valorizar o que faço e divulgar o meu trabalho”, diz Maicon.

Éderson Tlumaski, recém formado pelo curso de automotiva do Senai de Ponta Grossa está disputando a prova de mecânica a diesel. A prova consiste em identificar o defeito existente no motor e repará-lo. “Para mim, participar deste evento significa me valorizar como profissional”, disse.

O coordenador geral do evento, Marco Secco, diz que o grande objetivo da Olimpíada do Conhecimento é resgatar a importância da formação profissional no contexto sócio-econômico. “O certificado do Senai é um passaporte para o mercado de trabalho”, destaca Secco, informando que, em média, 85% dos jovens que se formam através dos cursos do Senai conseguem se empregar. “Além de garantir empregabilidade, o curso também prepara os jovens para o empreendedorismo, estimulando a criação do próprio negócio”, acrescenta.

Nesta terça-feira, a Olimpíada recebeu a visita de delegações de estudantes do interior do Estado. Caravanas com 780 alunos do Senai do interior e cerca de 100 de Curitiba e região visitaram a competição.
Os alunos visitantes fazem parte da iniciativa do Senai voltada a jovens em situação de risco. São adolescentes carentes que fazem os cursos gratuitamente. “A vinda deles como visitantes tem por objetivo estimulá-los a futuramente também participarem da competição”, destacou Marco Secco.

Nesta quarta-feira (16), paralelamente à Olimpíada acontece o Seminário Internacional de Educação Profissional, com a participação de pesquisadores do Brasil, Chile e França. Eles estarão discutindo os desafios da tecnologia na educação. Dentro do Seminário, serão assinados convênios com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para o mapeamento de carências na área de formação profissional e com o Ministério Público para a inserção de adolescentes em conflito com a lei nos cursos do Senai.

A Olimpíada do Conhecimento prossegue até sexta-feira (18), quando serão conhecidos os vencedores. A cerimônia de encerramento e premiação acontece das 10 às 12 horas, no auditório do Cietep.

About Author