Institucional > FIEP

Trabalhadores-atletas trocam feriado por medalhas

Trabalhadores de 22 cidades paranaenses trocam feriado pela disputa da fase final do XIX Jogos do Sesi

Terminou nesta terça-feira (15/11) a 19ª edição dos Jogos do Sesi. A competição foi realizada em Curitiba e reuniu cerca de 1.000 trabalhadores-atletas de 83 indústrias de 22 municípios do Estado. Os vencedores das 15 modalidades disputadas desde o último domingo (veja quadro abaixo) se classificaram para disputar o torneio sul-brasileiro, que reunirá trabalhadores dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de 02 a 04 de dezembro, em Foz do Iguaçu.

Do total de modalidades disputadas, metade foi vencida por empresas do interior do Estado, enquanto Curitiba e Região Metropolitana ficaram com os outros 50%. “A competição mostra que o investimento no esporte melhora a qualidade de vida e a motivação dos trabalhadores”, avalia o coordenador de lazer do Sesi, Roberto Costacurta.

Maria Cunha, supervisora de qualidade e trabalhadora-atleta da Robert Bosch, que venceu o vôlei de praia feminino, afirma que a conquista foi mais que uma vitória. “Treinamos muito durante as últimas semanas para vencer e conseguimos. Agora é treinar mais ainda para o sul-brasileiro”, diz. Fábio Luiz Hortmann, recepcionista da empresa Santa Maria Companhia de Papel e Celulose, de Guarapuava (PR), comemorou o ouro junto com a sua equipe no vôlei de praia masculino. O time venceu os trabalhadores-atletas dos Correios, de Maringá (PR). “Essa integração com trabalhadores de outras cidades é muito motivadora, por fizemos todo o esfoço para vencermos”, disse.

A equipe de volei feminino da Marel, de Francisco Beltrão, campeão dos jogos sul-brasileiros no ano passado confirmou o favoritismo e levou o primeiro lugar na modalidade na etapa estadual deste ano. Para o treinador do time, Fernando Misturini, as vitórias ajudam a levar o nome da empresa para outros locais e motivam os funcionários. “Todos ganham com a prática do esporte. A empresa, que tem seu nome divulgado de uma forma positiva e os funcionários, que vestem literlamente a camisa da empresa”, afirma.

Os Jogos do Sesi compõem um dos maiores eventos esportivos do Estado que envolve unicamente trabalhadores das indústrias. Desde o início do ano, a competição mobilizou mais de 16 mil trabalhadores atletas, de 546 empresas.





Confira a classificação geral

About Author