Regionais > Campos Gerais

Sesi abre escola de ensino médio em nove cidades do Paraná

Colégio Sesi oferece ensino médio com currículo básico, aulas de empreendedorismo e educação profissionalizante

Um novo modelo de educação, que agrega ao currículo regular a aulas de empreendedorismo e qualificação profissional, estará disponível em nove das principais cidades paranaenses a partir de 2006. É o Colégio Sesi de Ensino Médio Profissionalizante, que já está recebendo matrículas para as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Rio Negro e Bandeirantes.

O Colégio funciona há um ano, com turmas que estudam nas unidades do Sesi da Cidade Industrial de Curitiba e de São José. A partir de 2006, mais 400 vagas estarão disponíveis para as demais cidades que ingressam no programa. As aulas serão ministradas nas estruturas físicas do Sesi e Senai.

Segundo o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, o objetivo desta iniciativa é formar trabalhadores cada vez mais qualificados para atender as indústrias paranaenses e promover um ensino que contribua para a formação de melhoras cidadãos. “Queremos que os jovens formados sejam capazes de trabalhar em equipe, sejam cidadãos conscientes e ajudem de a construir uma sociedade diferente”, disse.

Com a expansão do Colégio para todas as regiões do Estado, o Sistema Fiep pretende implantar uma educação uniforme para os futuros colaboradores da indústria, independentemente da região onde o aluno estudará. “É uma visão do Sesi para o futuro do desenvolvimento industrial do Estado do Paraná. A escola prepara o aluno não só no aspecto educacional básico, mas traz outras coisas de conteúdo técnico e humano que vão fazer muita diferença para as pessoas quando elas chegarem ao mundo do trabalho”, afirma Carlos Magni, diretor de RH da Renault, que custeia a mensalidade de cinco jovens no colégio. “A nossa intenção é continuar, não só contribuindo com as vagas para alunos, mas também colaborar com o desenvolvimento do currículo da escola”.

Currículo – Todo o conteúdo programático foi elaborado com base em sugestões de indústrias que compraram a idéia desde o início do projeto piloto. “Estamos investindo em um projeto que surgiu de um sonho de muitos anos. A Fiep bancou esse colégio e, com o apoio das indústrias, queremos proporcionar um ensino que forme os jovens para o mercado de trabalho”, afirma José Antonio Fares, diretor executivo do Sesi Paraná.

Os cursos do Colégio Sesi apresentam uma nova proposta de ensino para a educação de ensino médio, pautada em conteúdos extras como empreendedorismo, valores sociais, cultura e lazer que são desenvolvidos juntamente com as disciplinas do currículo básico.
Durante as aulas, ministradas de maneira a incentivar o trabalho em equipe e a interação dos alunos, são realizadas oficinas de trabalho, pesquisas, além de dinâmicas como teatro, trabalhos audiovisuais e artísticos.  O ensino, diferente dos colégios convencionais, leva os alunos a pesquisarem sobre assuntos de áreas distintas, possibilitando a exploração de temas transversais e temáticos.

Além disso, a partir do último semestre do terceiro ano são desenvolvidas, em parceria com o Senai, disciplinas ligadas à áreas técnicas da indústria, como de mecânica de automóveis, mecatrônica, mecânica industrial e alimentos, incentivando os alunos a darem continuidade aos estudos em cursos profissionalizantes. “É uma escola revolucionária, onde os alunos terão acesso a conteúdos que nenhum outro jovem brasileiro teve. O diferencial do aluno do Colégio Sesi estará também na formação técnica adquirida durante os quatro anos de curso”, afirma Márcia Rigon, consultora pedagógica e idealizadora do projeto.

Podem se matricular no Colégio Sesi, jovens da comunidade e filhos de funcionários das indústrias. As matrículas prosseguem até o dia 06 de fevereiro. Informações como endereços de matrículas e valores das mensalidades podem ser obtidas no hot site do Colégio Sesi, no endereço: http://www.sesipr.org.br/educacao/colegiosesi/ .

 

About Author