Moda

Sistema Fiep lança cadernos de tendências primavera-verão

Sistema Fiep lança cadernos de tendências primavera-verão

O Sistema Fiep lança em abril os Cadernos de Tendências, que vão auxiliar empresários do setor calçadista e do vestuário no desenvolvimento das coleções primavera-verão 2006/2007. Elaborados por técnicos e designers do Senai de todo o Brasil, os produtos são fruto de uma pesquisa minuciosa feita em 13 estados, onde a instituição possui núcleos de design.

Os cadernos Inspirações para Design de Moda e Tendências para Design de Calçados e Artefatos serão apresentados por técnicos e profissionais da área Têxtil e de Vestuário do Senai Paraná, que participaram da elaboração dos dois produtos, em Londrina, no dia 25, em Curitiba, dia 26, e em Blumenau, dia 28. O lançamento em Curitiba acontecerá durante o IX Fórum de Moda, no Shopping Crystal Plaza.

Os trabalhos oferecem definições conceituais (temas), cores, texturas, padrões e peças-chaves para a estação.

No Caderno de Inspirações para Design de Moda, o Paraná participou de toda a pesquisa e foi responsável pela elaboração das peças com o tema “Alma”. “O tema tem relação com a suavidade e a leveza”, explica Annelise Vaine, coordenadora da área Têxtil e de Vestuário. Os demais temas trabalhados são “Razão”, “Fantasia” e “Corpo”, que deram origem a uma coleção com vários croquis e desenhos técnicos.

Também participaram da elaboração do trabalho, o professor Edson Korner, responsável pelo curso técnico de Estilismo, e as alunas Luana Salata e Susan Santana.

No Caderno de Tendências para Design de Calçados e Artefatos, os temas são “Simbiose”, “Mutação” e “Metamorfose”. O designer gráfico do Senai Cietep, Marcelo Gonçalves Azevedo, participou deste trabalho. A criatividade do Paraná aparece na seção Varal Fashion Brasil, em que são apresentadas adaptações para a moda de obras de artistas plásticos do grupo Interlook, de Curitiba. Entre os desenhos de cintos, carteiras, bonés e bolsas, um foi transformado em protótipo e será apresentado no lançamento dos Cadernos, junto com protótipos desenvolvidos por outros estados.

As publicações são resultado de pesquisa bibliográfica e de viagens. As apresentações dos Cadernos serão dirigidas a empresários e profissionais da área de Moda, que também assistirão a palestras sobre tendências de cores, texturas e padrões.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR