Inclusão Digital Itinerante

Trabalhadores das indústrias têm acesso a cursos de informática

Trabalhadores das indústrias têm acesso a cursos de informática


Projeto foi lançado pelo Sesi Paraná com aula inaugural na empresa Mosaic Fertilizantes, de Paranaguá. Participam alunos do programa Sesi Educação do Trabalhador


Trinta trabalhadores da empresa Mosaic Fertilizantes, de Paranaguá, participaram da aula inaugural de lançamento do Projeto Inclusão Digital Itinerante, que abre aos funcionários a oportunidade de acesso às tecnologias da informação e comunicação, promovendo a cidadania. O projeto é do Sesi Paraná, em parceria com o Departamento Nacional do Sesi, com o Senai e a Fundação de Estudos do Paraná (Fesp).

A aula inaugural foi ministrada segunda-feira (5), nas dependências da própria empresa, com a presença do gerente regional do Sesi em Curitiba e RMC, Almir Gaspar Schenfeld, do gerente da unidade do Sesi de Paranaguá, Luiz Cláudio Lovato, e  profissionais da área de Educação do Sesi Paraná, além de executivos da Mosaic Fertilizantes.  
O laboratório itinerante instalado na empresa atende a duas turmas de 15 alunos, que terão acesso a cursos básicos de internet e informática sobre os programas word, excel e power point. Para as aulas serão utilizados notebooks equipados com teclados convencionais que facilitarão o aprendizado dos iniciantes.
Podem participar do projeto Inclusão Digital Itinerante os trabalhadores matriculados no programa Sesi Educação do Trabalhador, seus dependentes e pessoas de comunidades próxima das indústrias atendidas pelo projeto.

Jorge Nascimento Henrique, que há quatro anos trabalha na Mosaic como mecânico de manutenção, vê no curso a possibilidade de aperfeiçoar seu aprendizado. Henrique é aluno do ensino médio do programa Educação do Trabalhador. “Hoje a gente precisa de computador para quase tudo. Quero aprender o básico e continuar estudando para me aperfeiçoar”, diz ele.

Além de aplicar o que vai aprender no seu dia-a-dia do trabalho, Henrique espera ensinar a filha de nove anos a utilizar as teorias para fazer seus trabalhos de escola. “Tenho um computador em casa, mas se não souber usar não adianta nada. Eu e minha filha vamos aprender juntos”, afirma ele.

De acordo com o supervisor administrativo da Mosaic, Edson Nunes, além de treinar os funcionários para o uso de computadores no trabalho, o curso vai auxiliar também na aproximação do setor administrativo com os departamentos de produção. “Há muito tempo temos adotado políticas de integração entre essas áreas que parecem distintas, mas que dependem uma da outra”, disse ele. “Com o curso os funcionários perceberão na prática como é o trabalho administrativo e poderão até dar sugestões. Será uma troca”, declarou.

Nunes afirma que muitos funcionários da produção utilizam computadores e com o curso aperfeiçoarão o trabalho. “Também há a possibilidade de alguns funcionários serem remanejados do setor depois que aprenderem informática”, conclui.

A fase piloto iniciada nesta segunda atenderá 15 empresas de Curitiba e Região Metropolitana, prosseguindo até dezembro deste ano. A metodologia foi desenvolvida pelo Sesi em parceria com o Senai e abrange as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Os professores foram contratados e treinados pelo Sesi Paraná que também fornecerá todo o material didático para as aulas teóricas.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR