Institucional > FIEP

Desafio

Como fazer o Brasil crescer é tema de Encontro Nacional da Indústria

Como fazer o Brasil crescer é tema de Encontro Nacional da Indústria


Federações das indústrias do Sul levam agenda comum ao evento


Será aberto nesta quarta-feira (28), às 15h30, em Brasília, o Encontro Nacional da Indústria. Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento vai reunir até quinta-feira (29) cerca de 1.200 industriais e líderes empresariais de todo o país. O tema central será “A Indústria e o Novo Governo”. O evento será aberto pelo presidente da CNI, Carlos Eduardo Moreira Ferreira. Na seqüência, serão realizados painéis de debates internos. Na quinta-feira, todo o evento será aberto à imprensa, com destaque para o painel sobre o tema “Como fazer o Brasil crescer”, que terá a participação de Maílson da Nobrega, ex-ministro da Fazenda e fundador e sócio da Tendências Consultoria; Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Diretor do Grupo Gerdau e Ação Empresarial; Armando Castelar, economista e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Luciano Coutinho, sócio-diretor da LCA Consultores. Este debate será mediado pela jornalista Maria Clara do Prado.

Ao final do Encontro, será finalizada uma agenda com os pontos considerados prioritários ao desenvolvimento do país. O documento será entregue aos candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, participa do evento. Ao lado de Paulo Tigre, presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Alcantaro Correia, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ele apresentará a agenda comum que os três estados do Sul aprovaram no mês passado no Fórum Industrial Parlamentar Sul. A agenda comum aponta como ações prioritárias a reforma tributária, política industrial, investimento em infra-estrutura, política cambial, definição do ressarcimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas exportações e garantia de abastecimento e preço do gás natural.

Ainda na quinta-feira de manhã, serão realizados workshops temáticos simultâneos sobre Gastos Públicos e Tributação; Financiamento, Acesso a Crédito e Desburocratização; Infra-Estrutura e Meio Ambiente; Desafios para a Indústria Brasileira: Inserção Internacional e Inovação; e Relações do Trabalho e Educação.

O Encontro também servirá para apresentar aos Sindicatos e Associações o que as entidades do Sistema Indústria (CNI, SESI – Serviço Social da Indústria, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e IEL – Instituto Euvaldo Lodi) podem oferecer, apresentando experiências sindicais de sucesso para a gestão e promoção do associativismo.

O Encontro Nacional da Indústria será transmitido pela TV Indústria, da Unidade de Comunicação Social (Unicom) do Sistema Indústria (CNI SESI SENAI IEL), pela Internet. Acesse via Agência CNI: http://www.agenciacni.org.br

About Author