Institucional > FIEP

Ações Inclusivas

Pessoas com deficiência são atendidas pelo Senai

Pessoas com deficiência são atendidas pelo Senai

Dezessete alunos com deficiência auditiva serão diplomados hoje no curso de Montador de Automóveis para trabalhar na Renault


Mais uma turma de pessoas com deficiência será diplomada em cursos profissionalizantes do Senai. A cerimônia será realizada hoje (11), às 15 horas, no Cietep, em Curitiba. Dezessete alunos com deficiência auditiva vão se formar no curso de Qualificação de Montador de Automóveis, no Senai/Cietep. As aulas começaram em 26 de junho e o curso carga de 100 horas.

Os alunos aprovados terão vaga garantida na Renault, montadora de veículos da Região Metropolitana de Curitiba que solicitou ao Senai o desenvolvimento do curso com o objetivo de promover ações inclusivas e cumprir as cotas previstas na legislação trabalhista. A Lei 8.213/91 determina que as empresas com mais de 100 empregados preencham de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência qualificadas profissionalmente.

Além da Renault, outra grande empresa de Curitiba na área de alimentação também vai abrir vagas para pessoas com deficiência neste semestre e já procurou o Senai para realizar o treinamento. A processo seletivo foi iniciado nesta semana e a previsão é que o curso comece na segunda quinzena de agosto.

Capacitações como estas são realizadas com freqüência em todas as unidades. Os interessados (empresas e pessoas) podem procurar as unidades do Senai da sua região.

Os cursos para pessoas com deficiência fazem parte do Programa Senai de Ações Inclusivas. A metodologia foi desenvolvida pelo Departamento Nacional em 2000. No ano seguinte, um projeto piloto foi realizado em cinco regionais: São Paulo, Santa Catarina, Amazonas, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. No Paraná, o programa começou a ser desenvolvido em 2002. Desde então, o Programa já capacitou cerca de 1,2 mil profissionais com deficiência para o mercado de trabalho.

Paranaguá

Na última segunda-feira (07), o Senai deu início, em Paranaguá, ao curso de capacitação de Auxiliar de Produção para pessoas com deficiência. Dez alunos participam do treinamento, que vai até o dia 18 de agosto. Os profissionais formados terão emprego garantido na Fospar, empresa de fertilizantes, que solicitou a abertura do curso ao Senai.

O curso de capacitação tem duração de 40 horas. O gerente da unidade do Senai em Paranaguá, Luiz Cláudio Lovato, explica que a seleção dos alunos foi feita pelo Núcleo Regional de Ensino da Secretaria Estadual da Educação, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) e escolas especializadas. Os pré-requisitos para participar do curso foram ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos.


Serviço
Senai/Cietep – Centro Automotivo
Avenida Comendador Franco, 1341
Jardim Botânico – Curitiba – PR

About Author