Institucional > FIEP

Participação política

Agenda estratégica aponta diretrizes para o país

Agenda estratégica aponta diretrizes para o país


Documento, apresentado oficialmente nesta terça, está aberto a sugestões


Um novo instrumento de mobilização está disponível às pessoas que se interessam pelo futuro do país. Foi apresentada oficialmente nesta terça-feira, durante o I Fórum da Liberdade Paraná, em Curitiba, a Agenda Estratégica para o Brasil. O documento contém diretrizes que são consideradas fundamentais para que o país alcance o desenvolvimento sustentável. O texto preliminar já está na página da Rede de Participação Política do Empresariado na internet (www.redeempresarial.org.br), à disposição dos internautas, que poderão fazer sugestões e críticas.


O cientista político Augusto de Franco, responsável pela apresentação oficial da Agenda, lembrou que ela é resultado de um trabalho coletivo. Franco fez um convite ao público para que contribua com a sua construção, enviando propostas. Após compiladas as sugestões e consolidado o texto final, o documento será entregue aos candidatos às próximas eleições.


Novas formas – A proposta de elaborar a Agenda conjuntamente tem relação com as novas formas de organização da sociedade, explicou o cientista político. Os cidadãos não respondem mais a estímulos de ordem hierárquica, piramidal, como há alguns anos. Hoje, cada vez mais, buscam sistemas informais de mobilização, como as redes, cuja organização tornou-se facilitada com a universalização de ferramentas tecnológicas como a internet.


Franco acredita que esta realidade inverteu lemas tradicionais, como o que dizia que “o povo unido jamais será vencido”. No mundo contemporâneo é muito mais verdadeiro dizer que “o povo desunido jamais será vencido”. Isso não significa que não haja mais unidade de interesses, mas que as estratégias de mobilização mudaram, privilegiando o microuniverso, o círculo de amizades das pessoas, sua vizinhança. As relações tornaram-se mais “horizontais” do que “verticais”, explicou.



About Author