Institucional > FIEP

Capacitação profissional

Senai Paraná desenvolve curso com nova metodologia

Senai Paraná desenvolve curso com nova metodologia

A primeira turma do curso de Operador de Máquina de Costura Industrial, desenvolvido a partir da metodologia de formação por competências, é de Cianorte


Em sintonia com os novos perfis profissionais demandados pelo mercado de trabalho, o Senai Nacional desenvolve um projeto estratégico que propõe a capacitação profissional a partir da metodologia de formação por competências. O objetivo do projeto é preparar o corpo docente e técnico do Senai para a elaboração de currículos e a adaptação da prática pedagógica voltada para o desenvolvimento de competências no aluno. Sempre de acordo com as inovações tecnológicas da indústria nacional.

No Paraná, a primeira turma formada a partir desta nova metodologia é de Cianorte, na região Noroeste do Estado. Na unidade do Senai está sendo desenvolvido o curso de Qualificação Profissional em Operador de Máquina de Costura Industrial do Vestuário.

De acordo com o gerente do Senai Cianorte, Alexandre Destefano, a criação do perfil deste profissional iniciou há dois anos. “Para a criação do perfil profissional do Operador de Máquinas de Costura Industrial foi formado um Comitê Técnico Setorial com a participação de representantes de empresas, sindicatos e do meio educacional, considerando demandas atuais e tendências de mercado de trabalho”, explicou. “O trabalho do Comitê Técnico Setorial permitiu uma aproximação efetiva com a realidade de mercado”, concluiu o gerente.

A primeira turma, que terminou o curso de 186 horas em junho passado, foi formada em parceria com duas empresas de confecção: Lúcia Figueredo e Mackson. “Esse curso começou a ser desenvolvido há dois anos em conjunto com as empresas. Identificamos suas necessidades e levantamos o perfil final do aluno através de um trabalho do Comitê Técnico Setorial. Desta forma, foi desenvolvido o curso do jeito que as empresas esperavam”, disse Destefano.

“Para nós foi excelente porque tínhamos dificuldades na formação de mão-de-obra. A maioria das funcionárias se deu muito bem. Todas já estão na costura da empresa”, comemorou a empresária Lúcia Figueredo, proprietária de três marcas – Lúcia Figueredo, Retrato Falado e Lu and Lu, nas quais trabalham 260 funcionários. Da empresa dela participaram do curso oito arrematadeiras – profissionais que cortam a linha da roupa, que logo foram promovidas para a costura, na linha de produção. “Essas funcionárias foram dando uma resposta à empresa durante o curso, o que supriu a nossa necessidade. Foi uma experiência muito boa que pretendemos repetir”, garantiu Lúcia.

O empresário Wilson Becker, proprietário da Mackson, também manifestou satisfação com a nova metodologia de ensino do Senai. “Foi muito bom. O nosso funcionário que fez o treinamento voltou muito qualificado. O aproveitamento dele foi excepcional”, disse Becker, que também pretende repetir a dose com outros funcionários. Na Mackson trabalham 150 pessoas.

Formação profissional – O Senai Cianorte atende uma região do Paraná composta por 14 municípios, cuja atividade econômica principal é o setor têxtil e do vestuário. Para atender à crescente demanda de formação e qualificação profissional deste setor, o Senai oferece cursos de Aprendizagem, Qualificação e Treinamento Profissional e Técnico, além de serviços de consultoria às empresas do setor.

Na modalidade Aprendizagem, o Senai forma jovens aprendizes em Confecção Industrial, com conhecimentos em modelagem, costura, enfesto e risco, desenho, cronometragem e gestão industrial.

Na Qualificação e Treinamento Profissional, a unidade capacita pessoas nos cursos de Operador de Máquina de Costura Industrial e Máquinas especiais; Modelagens Masculina, Feminina, Avançada e Informatizada; Desenho de Moda; Planejamento de Coleções; Corel Draw para Moda; Desenho Técnico de Moda; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Mecânico de Máquinas de Costura Industrial e Máquinas Especiais; e Cronoanalista. O único curso Técnico oferecido pela unidade é em Confecção Industrial.

Os serviços de consultoria são em Custos Direcionados para Confecção; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Desenvolvimento de Coleção; Identidade Visual; Modelagem; Pesquisa de Moda; Personal Stylist e Moulagem.

About Author