Institucional > FIEP

Sesi Atleta do Futuro

Paranaenses representam o Brasil na Ginástica Rítmica do PAN-2007

Paranaenses representam o Brasil na Ginástica Rítmica do PAN-2007


Ana Paula Scheffer, Angélica Kvieczynski e Nicole Muller são de Toledo e integram a equipe Sadia/Toledo/Sesi. As disputas começam nesta quinta-feira e prosseguem até sábado.


As ginastas paranaenses Ana Paula Scheffer, Angélica Kvieczynski e Nicole Müller, da equipe Sadia/Toledo/Sesi de Ginástica Rítmica, entram nesta quinta-feira (26) nas disputas dos Jogos Pan-Americanos 2007. As provas prosseguem até sábado (28), no complexo RioCentro.

Ana Paula e Angélica representam o Brasil no individual e Nicole Muller é titular dos dois conjuntos. As ginastas são nascidas em Toledo, onde receberam toda a base para o esporte e participaram de diversas competições e da conquista de importantes títulos, sob o comando e a orientação técnica de Anita Klemann, técnica da equipe Sadia/Toledo/Sesi.

A projeção da Ginástica Rítmica em Toledo, hoje considerado um celeiro de grandes ginastas, é fruto de um trabalho iniciado na década de 90, quando surgiu a primeira escolinha, ligada ao município. Gradativamente foram implantadas outras e em 1996, a participação da Sadia, como patrocinadora oficial deu um grande impulso ao esporte, possibilitando a vinda de técnicas internacionais, compra de material para os treinamentos, ajuda de custo para as meninas e viabilização de recursos para a participação das ginastas em competições nacionais e internacionais.

Em 2006, a Ginástica Rítmica de Toledo ganhou novo reforço com a participação do Sesi Paraná e a incorporação da filosofia do projeto Atleta do Futuro – que incentiva a prática do esporte como forma de desenvolver hábitos saudáveis. Com a participação da entidade, as escolinhas ganharam novo impulso e hoje são cerca de 1.100 meninas praticando o esporte em 11 escolinhas no município, espalhadas em diversos bairros.

Nas escolinhas, que funcionam no contra turno escolar, as crianças recebem as noções básicas da modalidade e servem de base para a formação da equipe de rendimento, integrada por cerca de 50 meninas, do pré-infantil ao adulto.

A equipe de rendimento já conquistou inúmeros títulos, no individual e no conjunto, projetando mundo afora o município e a ginástica rítmica. Graças aos resultados obtidos nos últimos anos, a Sadia/Toledo/Sesi conquistou pelo quinto ano consecutivo o Troféu Eficiência. O prêmio é concedido pela Confederação Brasileira de Ginástica para o clube que mais pontua ao longo do ano na somatória das atletas nas diferentes categorias.

Com orientação técnica e estrutura de ponta, além de fornecer atletas para a seleção brasileira, o clube atrai ginastas de outros clubes nacionais e até do exterior para intercâmbios, em busca da experiência e da técnica local.


Time seleto

Angélica Kvieczynski – Natural de Toledo, 15 anos, 47 quilos, 1,62 metros, é a mais nova da seleção. Passou a integrar a categoria adulto este ano, mas já coleciona títulos, entre eles o de campeã interclubes pan-americana infantil e de campeã pan-americana juvenil, conquistado no ano passado, em Toronto no Canadá. Ela conquistou o título no individual, juntamente com a equipe de conjunto, integralmente formada por atletas da Sadia/Toledo/Sesi. Além de campeã geral, a frente da americana Rachel Naner, que ficou em segundo, da mexicana Sofia Sanches, em terceiro, Angélica conquistou em Toronto a medalha de ouro no aparelho maças, de prata em fita e corda e de bronze em arco. Angélica, campeã brasileira de 2007, na categoria adulto, bem como nos aparelhos corda, arco e fita, é esperança de medalha para o Brasil no Pan de 2007.

Ana Paula Scheffer – Também de Toledo, tem 17 anos, 52 quilos, 1,72 metros e integra a seleção adulto individual, também é esperança de medalha no Pan de 2007. Ela foi escolhida no ano passado como melhor ginasta pelo Comitê Olímpico Brasileiro e um grupo de jornalistas especializados. Vice-campeã por equipe e nos aparelhos corda, maças e fita nos VIII Jogos Sul-Americanos de GR, em 2006, em Buenos Aires, na Argentina, a atleta encontra-se em plena forma e reúne técnica, experiência e disposição para galgar medalhas no Pan de 2007.

Nicole Muller – Natural de Toledo, 18 anos, 49 quilos, 1,65 metros, começou a fazer ginástica rítmica em Toledo, em uma escolinha de GR, por influência da mãe. A atleta foi convocada para a Seleção Brasileira em 2003, assumindo em 2005 como titular. Integra os dois conjuntos que irão competir no Pan. A equipe conquistou diversos títulos nos últimos anos, entre eles os de campeã no Pré-Pan em 2005 e no Desafio do Pan em 2006, bem como nos VIII Jogos Desportivos Sul Americanos, em Buenos Aires, em novembro de 2006. A equipe participou de várias competições internacionais ao longo desde ano, melhorando a cada participação o seu desempenho e mantendo posições superiores aos demais países confirmados para o Pan do Rio.

About Author