Indústrias do Sudoeste investem em qualificação profissional

Na última sexta-feira (3), foram inaugurados o Laboratório de Modelagem Informatizada, em Francisco Beltrão, e o Centro de Excelência da Confecção, em Santo Antônio do Sudoeste. Os investimentos resultam da parceria do Senai e demais entidades do APL de Confecção Moda Sudoeste

Para enfrentar a crise e ganhar competitividade no mercado nacional e internacional, as indústrias dos setores do Vestuário e Confecção da região Sudoeste do Paraná estão investindo em infra-estrutura e qualificação profissional. Na última sexta-feira (3) foram inaugurados, em Francisco Beltrão, o Laboratório de Modelagem Informatizada e, em Santo Antônio do Sudoeste, o Centro de Excelência da Confecção.

Os investimentos resultam da parceria do Senai Paraná e demais entidades que compõem o grupo gestor do APL de Confecção Moda Sudoeste. A região sedia cerca de 300 indústrias desses setores, responsáveis por 5.600 empregos diretos.

Laboratório

O Laboratório de Modelagem oferecerá serviços técnicos e tecnológicos às indústrias da região e atuará também na qualificação e aperfeiçoamento de profissionais. A estrutura poderá atender 20 empresas por mês, além da qualificação e treinamento para turmas de 12 alunos.

Localizado nas dependências do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) do Vestuário do Senai, o laboratório tem 600 metros quadrados e realizará serviços de Software Digiflash, Moldes, Encaixe, Ultraspool e Costura. A estrutura conta com um Ploter, 12 computadores e uma mesa digitalizadora. O investimento total foi de R$ 70 mil. A Prefeitura de Francisco Beltrão também apoiou a iniciativa.

Na inauguração também foram apresentados os cursos Técnicos em Produção de Moda para Francisco Beltrão e curso Técnico em Confecção para o município de Ampére. Além da proposta do curso de Qualificação Profissional em Modelista.

Centro de Excelência

Fruto de um projeto do APL de Confecção Moda Sudoeste, o Centro foi viabilizado com recursos captados junto ao Ministério da Integração Nacional, Prefeitura e Associação Comercial de Santo Antônio do Sudoeste. No total, o investimento gira em torno de R$ 600 mil. O projeto envolve ainda Sinvespar, Sistema Fiep, Senai e Sebrae, além das prefeituras da região da fronteira com a Argentina.

O Centro atuará na formação de profissionais qualificados para trabalharem nas indústrias da região. Os municípios de Santo Antônio, Pranchita, Barracão, Bom Jesus, Capanema, Pinhal de São Bento, Pérola do Oeste e Ampére abrigam 64 empresas, que geram cerca de 3.500 empregos diretos.

Com quase 400 metros quadrados de área, o Centro de Excelência da Confecção desenvolverá cursos de Qualificação Profissional e Aperfeiçoamento. A estrutura tem capacidade para formar cerca de 500 novos profissionais por ano e conta com laboratórios de Informática, Costura Industrial, Modelagem e Modelagem Computadorizada, além de Sala de Treinamento e laboratórios de Passadoria e Corte.

Para o primeiro semestre estão previstos cursos de Operador de Máquina, Modelagem Computadorizada e Informática Básica, entre outros. Além disso, no espaço serão realizadas Oficina de Design e Clínica Tecnológica de Análise de Produtos. O projeto prevê ainda a formatação de cursos Técnicos a partir de 2010.

Participaram da solenidade de inauguração o diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes; o diretor de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Moreira; o iiretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta; a presidente do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Marlene Muniz; além de prefeitos, empresários e representantes de entidades de apoio ao APL Moda Sudoeste.

 

 

SERVIÇO

 

Laboratório de Modelagem Informatizada

Local: CTD/Senai

Endereço: Rua Goiás, 333 – Francisco Beltrão (PR)

Mais informações: (46) 3524-4245

 

Centro de Excelência Moda Sudoeste

Local: Centro de Excelência Moda Sudoeste

Endereço: Santo Antônio do Sudoeste (PR), ao lado do escritório da Emater

Mais informações: (46) 3524-5087 e sinvespar@sinvespar.com.br

About Author