Estudantes da Unifae sugerem ações para o alcance dos Objetivos do Milênio

A próxima etapa é a execução dos projetos. Educação, meio ambiente e saúde são as principais linhas de ação

clique para ampliar Estudantes da Unifae participaram do Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná (Foto: Divulgação Fiep)

Um grupo de universitários de Curitiba está se propondo a dar aulas de reforço, de forma voluntária, para alunos do ensino fundamental das escolas públicas da capital. São estudantes da Unifae que participaram no último sábado (25) do Círculo de Diálogo do Movimento Nós Podemos Paraná. Outras propostas apresentadas foram a realização de oficinas de leitura e atividades extracurriculares; a aproximação da família do ambiente escolar; a reconstrução da mata ciliar e a organização de grupos de teatro que conscientizem a comunidade sobre a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.

“Este é um marco na história da Fae, pois esta é a primeira vez que conseguimos trazer uma discussão como esta para dentro da instituição, e que ainda envolva nossos alunos no desenvolvimento de projetos”, afirmou Nilson Izaias Pegorini, responsável pela área de extensão da instituição.

O Círculo de Diálogo é uma das principais ações do Movimento Nós Podemos Paraná e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE). São encontros locais, com a participação de especialistas, governo e comunidade, para a definição de áreas prioritárias, metas de alcance, ações e projetos a serem implementados.

A próxima etapa é a execução dos projetos. Estudantes e professores que desenvolverem e aplicarem os trabalhos poderão receber certificação da United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de voluntários da Organização Nações Unidas – ONU. Os projetos ainda passarão por uma avaliação para serem apresentados no 2º. Congresso Nós Podemos Paraná, em outubro, em Curitiba.

Para Ivan Wanderson Siqueira, aluno do 1º período de Administração na Unifae, o maior reconhecimento em desenvolver um trabalho social não é a certificação, mas sim a certeza de estar contribuindo. “Realizar um trabalho como esse é uma forma de contribuir para a humanidade e ver na prática que seu projeto tem sucesso e está ajudando as pessoas”, disse.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR