Sesi entrega resultados da Pesquisa para as empresas

O resultado particular da indústria e os dados gerais serão entregues em fóruns regionais que acontecem neste mês

As empresas que participaram da Pesquisa Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria do Estado do Paraná, realizada pelo Sesi Paraná, receberão em maio os resultados particulares e também a publicação contendo dados gerais do trabalho.

Pioneiro no Brasil, o trabalho identificou o índice de satisfação dos trabalhadores com relação a programas ofertados pelas empresas nas áreas de saúde e segurança, educação e participação na gestão, esporte e lazer, consciência e responsabilidade social.

Foram ouvidos 6.000 trabalhadores de 100 indústrias do Estado. As informações obtidas contribuem para orientar os investimentos das indústrias na área de gestão de pessoas, propiciando retorno em produtividade e desempenho.

 Além disso, o trabalhão destaca a importância do setor industrial como um agente determinante das condições de vida dos trabalhadores, com impacto no desenvolvimento social e ambiental na comunidade.

A devolutiva dos resultados será feita durante os Fóruns Regionais, que acontecem em Londrina (dia 12); Maringá (13); Cascavel (20) e Pato Branco (dia 27). Para as indústrias de Curitiba e Região Metropolitana a devolutiva será dia 09 de junho e em Ponta Grossa dia 06 de maio.

 Proposta pelo Sesi-PR, a Pesquisa Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria já é referência para outros Estados. O Sesi Nacional vai transformar o projeto em pesquisa periódica, para que o setor industrial tenha indicadores de qualidade de vida dos trabalhadores, a exemplo do que já existe em termos de indicadores econômicos.  

RESULTADOS GERAIS       

A pesquisa apontou um índice de satisfação global em relação aos indicadores abordados de 60,46%. Os industriários demonstram elevado índice de satisfação com as ações de saúde e segurança no trabalho, dado que confirma a preocupação das empresas com prevenção de doenças e de acidentes e com a promoção da saúde dos seus colaboradores.

 Entre outros resultados positivos estão, também, os relacionados aos benefícios sociais ofertados pelas empresas e à atuação das indústrias em ações sociais e ambientais.

 A pesquisa mostra que a maioria dos segmentos industriais já oferta programas de educação para os seus trabalhadores, mas indica a necessidade de avançar, com ações mais freqüentes, continuadas.

 Outro dado importante é que o levantamento evidencia a necessidade de mais investimentos em cultura e lazer, em atividades físicas e desportivas promovidas pelas empresas.

 

About Author