Institucional > FIEP

Feira expõe equipamentos de alta tecnologia para indústria cerâmica

Terceira edição da Expocer reúne até domingo (31), o que há de mais moderno em máquinas, produtos, acessórios, serviço e insumos de 50 empresas expositoras

clique para ampliar Máquinas expostas otimizam processo de produção da indústria cerâmica (Foto: Divulgação)

Maior resistência dos produtos, qualidade e aumento na produção para as indústrias do setor da cerâmica é o que oferecem os equipamentos de alta tecnologia expostos na 3ª edição da Expocer 2009 – Feira de Fornecedores para a Indústria Cerâmica e Mineral, que acontece até este domingo (31), em Curitiba. Realizada pelo Sindicer-PR, com o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Feira reúne o que há de mais moderno em máquinas, produtos, acessórios, serviço e insumos de 50 empresas expositoras de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.

A Máquinas Man, de Marília, em São Paulo, é um exemplo. Há 35 anos no mercado, a empresa trouxe para o evento uma maromba – máquina que faz a pasta de telhas, blocos e tijolos – de alto vácuo. O equipamento extrai o maior volume de ar possível da massa que vai originar os produtos, garantindo a resistência, além de otimizar a produção. “Essa máquina é composta por 20 itens, que reunidos dão a dimensão da inovação do equipamento”, explica o proprietário da empresa, Matheus Rodrigues.

Outra expositora é a Filiere, empresa do município de Valinhos, também de São Paulo. Ganhadora do Prêmio João-de-Barro, concedido pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), por dois anos consecutivos como melhor empresa fornecedora, a Filiere está expondo os tipos de boquilhas – formas que são acopladas à maromba e que fazem os cortes que determinam o número de furos em um tijolo, por exemplo. É a primeira vez que a empresa expõe na Expocer. Segundo o proprietário, Elcio de Oliveira Silva, a experiência está sendo positiva. “O Paraná é uma referência para nós. Estamos em ascensão no mercado paranaense”, afirma.

A Expocer acontece no Pavilhão São Pedro, no bairro Umbará, considerado o maior pólo ceramista do Paraná. A expectativa dos organizadores é gerar um volume de negócios 20% maior em relação ao ano passado, quando foram negociados perto de R$ 15 milhões.

Senai Empresas

clique para ampliar Estande do Sistema Fiep apresenta principais produtos e serviços do Sesi e do Senai (Foto: Divulgação)

O Sistema Fiep também está expondo no evento. No estande da instituição, os empresários podem conhecer o Senai Empresas, área do Senai que realiza serviços técnicos e tecnológicos. Além de consultorias técnicas, o Senai Empresas desenvolve ensaios laboratoriais que verificam se os produtos atendem as normas técnicas e chegam aos consumidores com a qualidade desejada, apoio tecnológico e cursos in company, formatados com conteúdos específicos para a necessidade da empresa. Também ganham destaque no estande, os cursos técnicos do Senai, o Programa Sesi/Senai de Redução de Acidentes de Trabalho (PRAT) e o Cartão Sesi.

A Feira estará aberta para visitação neste sábado (30), das 10 às 20 horas e no domingo (31), das 10 às 18 horas.

SERVIÇO

Data: 28 a 31 de maio

Entrada: gratuita

Horários: dia 29 (das 14 às 20 horas); dia 30 (das 10 às 20 horas) e dia 31 (das 10 às 18 horas)                  

Local: Pavilhão de Eventos São Pedro

Endereço: Rua Nicola Pellanda, 5000 – Umbará – Curitiba (PR)

Mais informações: (41) 3563-1673

About Author