Jardim Maringá em busca do desenvolvimento local

Agenda com ações prioritárias será debatida nesta terça-feira (2) na Associação de Moradores

Nesta terça-feira (2), os moradores do Jardim Maringá, em Londrina, irão formular uma agenda local do bairro que integra o Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política – iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Nesta etapa do projeto, a comunidade elabora uma agenda com ações prioritárias que serão negociadas, mais tarde, com os poderes público e privado para serem colocadas em prática, buscando melhorias para a região e o desenvolvimento do local. O encontro acontece às 19h30 na sede da Associação dos Moradores do Jardim Maringá (ASSOMAR) – Rua René Descartes, 381.

Os moradores seguem os passos de uma metodologia desenvolvida para o projeto e, mais adiante, realizam o chamado pacto pelo desenvolvimento local. Para o pacto serão convidados representantes de órgãos públicos e privados e todos os interessados para que, de um modo geral, a sociedade londrinense seja informada da existência do projeto e participe, eventualmente, de ações planejadas que necessitem da colaboração de mais pessoas. Os bairros Jardim Felicidade, Vila Recreio e Heimtal também já fazem parte do projeto.

Pioneiro

Em dezembro de 2008, cerca de 200 pessoas da Vila Recreio – primeiro bairro de Londrina a integrar o projeto – celebraram o pacto pelo desenvolvimento local, evento que serviu para que toda a comunidade se inteirasse de todo o processo de implantação do projeto na localidade. Após meses de encontros e uma agenda definida, a intenção agora é articular as atividades com empresários e poder público, cada qual atuando dentro de sua competência.

Exemplo

A comunidade da Vila Recreio já está colocando em prática o projeto e buscando parcerias para promover as ações. Algumas iniciativas já estão em andamento. Através da doação de 17 latas de tinta, feita pelo depósito Alvorada, a associação de moradores está sendo toda pintada e reformada. “Vamos fazer um bingo no dia 9 de maio para arrecadar mais dinheiro para as obras”, conta Jovelino Rodrigues, presidente da Associação de Moradores e um dos voluntários que está vendendo as cartelas no valor de seis reais cada uma.

A prefeitura também já se comprometeu em revitalizar a praça do bairro a começar pela instalação elétrica que já está em andamento. O projeto de revitalização está sendo avaliado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e o espaço de lazer abandonado ganhará piso novo, aparelhos de musculação e um parquinho reformado. Com a doação de R$ 20 mil feita pela empresa de ônibus Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), um antigo módulo policial desativado dará lugar a uma biblioteca.

Outro benefício conseguido com a união dos moradores é um curso de culinária, programado para ser feito em uma cozinha industrial do Moinho Globo e que envolveu moradoras da terceira idade da Vila Recreio. “Já estava tudo acertado. Pensamos em aulas mensais. O único impasse era como iríamos transportar as senhoras do bairro para a empresa onde será dado o curso, que já foi resolvido com o ônibus da Grande Londrina”, explica Andreliane Maistrovicz, uma das moradoras engajadas na ação.

Paraná

No estado, o Projeto de Desenvolvimento das Cidades do Paraná está em andamento em 24 bairros, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Londrina – municípios onde atuam os núcleos de articulação da Rede de Participação Política. Algumas ações planejadas durante os encontros do projeto já estão sendo executadas também no bairro Ney Braga em Maringá, nas vilas Santana e Barreto em Ponta Grosa e no Jardim Santos Andrade em Curitiba.

Outras informações estão nos endereços eletrônicos www.redeempresarial.org.br ou http://redeempresarial.ning.com

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR