“Contos Proibidos” abre Circuito Cultural Sesi/Teatro Guaira

Novo programa terá 95 apresentações de teatro, dança e circo, até novembro. Primeiro espetáculo vai até 28 de junho

clique para ampliar Espetáculo inicia a série de 95 apresentações de teatro, dança e circo, até novembro (Foto: François Yukio Sumi)

O Grupo de Comédia Antropofocus volta ao palco de Curitiba a partir desta quarta-feira (03), com “Contos Proibidos de Antropofocus”, um espetáculo diferente, sem diálogos, em que a comunicação acontece através do som. A peça abre o Circuito Cultural Sesi/Teatro Guaíra, programa que levará para o trabalhador da indústria e ao público em geral de Curitiba e Região metropolitana, até novembro deste ano, 95 apresentações de teatro, dança e circo.

 A programação contempla sete montagens de diferentes companhias locais. Será um espetáculo por mês, todos no Teatro José Maria Santos, com sessões de quarta a sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas. Cada companhia de teatro se apresentará 20 vezes no mês. Companhias de circo, dança e performance cinco vezes.

“Contos Proibidos de Antropofocus” terá temporada de 3 a 28 de junho. O espetáculo é um desafio, segundo definição do grupo Antropofocus, que está há mais de sete anos nos palcos. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – ou contos – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa: dentro de um ônibus, debaixo de uma marquise num dia de chuva ou em um banheiro masculino. O espetáculo é resultado de uma investigação feita pelo grupo a respeito da força cômica do som.

Promover a cultura – Parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná e o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Circuito Cultural busca promover a formação de platéia, fomentar a produção cultural local e reforçar os conceitos de cidadania ao democratizar o acesso do trabalhador da indústria e da comunidade aos bens culturais.

“Ao difundir a arte em todas as suas formas, o Sesi contribui para a qualidade de vida, inserção social e cultural dos industriários e seus dependentes”, diz a coordenadora de Cultura do Sesi, Anna Zetola.

Pela parceria, o Centro Cultural Teatro Guaíra cede o espaço, o Teatro José Maria Santos, que faz parte de seu complexo de auditórios. O Sesi Paraná vai adquirir ingressos para trabalhadores das indústrias, estimulando a presença deste público nos espetáculos e, ao mesmo tempo, incentivando as companhias.

A previsão é que novembro, 3.800 industriários assistam aos espetáculos.  A expectativa é que o programa alcance no geral mais de 16 mil pessoas. Para o público geral, o ingresso custa entre R$10 e R$ 5 e podem ser adquiridos a bilheteria do Teatro. Trabalhador da indústria e cartão SESI pagam meio ingresso.

SERVIÇO

Circuito Cultural Sesi/Teatro Guaíra

Espetáculo: Contos Proibidos de Antropofocus (Companhia Antropofocus)
Temporada: de 03/06 a 28/06
Dias: Quarta a sábado: 20 horas – Domingo: 19 horas
Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – Curitiba (PR)

 

Confira a programação para os próximos meses:

Quarta a sábado: 20 horas – Domingo: 19 horas
Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655

AGOSTO
Espetáculo: Na Verdade Não Era (Teatro Ruído – Nina Sá Rosa)
Data: 05/08 a 30/08

SETEMBRO
Espetáculo: Bicho Corre Hoje (Ciasenhas de Teatro)
Data: 02/09 a 27/09

OUTUBRO
Espetáculo: Lugares de Mim (Descompanhia de Dança)
Data: 06/10 a 11/10

Espetáculo: Circo S.A (Companhia dos Palhaços – H. Pimentel Produções)
Data: 14/10 a 18/10

Espetáculo: Solução Para Todos os Problemas do Mundo (Stephany Schuwinski)
Data: 28/10 a 1/11

NOVEMBRO
Espetáculo: O Evangelho Segundo São Mateus (Grupo Delírio Companhia de Teatro)
Data:
4/11 a 29/11

 

 

About Author