Soldado Cidadão prevê atendimento de 200 alunos no Paraná em 2009

Os soldados serão capacitados em cursos de Qualificação Profissional do Senai Paraná em Curitiba, Rio Branco do Sul e Cascavel

Começaram na última segunda-feira (8) as aulas dos cursos de Qualificação Profissional do programa Soldado Cidadão, uma parceria entre o Comando da 5.ª Região Militar e 5.ª Divisão de Exército e Senai Paraná. Neste ano, a previsão é que 200 soldados sejam atendidos em todo o Estado.

Nesta primeira fase são oferecidos cursos de Encanador Instalador Predial, Auxiliar de Produção Industrial e Torneiro Mecânico, conduzidos pelas unidades do Senai de Curitiba, Rio Branco do Sul e Cascavel. São três turmas, com 55 alunos no total.

As aulas têm duração de 8 horas diárias, totalizando uma carga horária de 160 horas, que equivale a 20 dias letivos. Os cursos podem ocorrer nas dependências do Senai ou nos quartéis. A previsão é que até o final deste ano, cerca de 700 soldados sejam capacitados em cursos realizados pelas três entidades executoras do programa: Senai, Senac e Senat.

Realizado desde 2003, o Soldado Cidadão prepara os jovens, durante o período em que estão servindo o Exército, para que tenham mais condições de ingressar no mercado de trabalho quando retomarem a vida civil.  Cerca de 100 mil jovens já foram qualificados em todo o Brasil. No ano Paraná, mais de 300 soldados participaram dos cursos do Senai no ano passado.

A renovação da parceria no Paraná foi celebrada na última quinta-feira (4), em Curitiba, durante encontro do diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, e o comandante da 5.ª Região Militar e 5.ª Divisão de Exército, general Sant’Ana. O programa Soldado Cidadão é resultado de um convênio entre o Ministério da Defesa, o Senai, Senac e Senat.

About Author