Desafio Passarela revela talento dos alunos do Senai

Competição envolveu mais de 120 alunos durante quatro dias. Aluno do primeiro período foi o vencedor entre os dez finalistas

clique para ampliar Aluno do primeiro período foi o vencedor entre os dez finalistas (Foto: Rogério Theodorovy)

Arquitetura na moda. Esse foi o tema da 4ª edição do Desafio Passarela Senai, que contemplou com o primeiro lugar Vinícius Sanches Bueno, aluno do primeiro período do curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial, na noite desta sexta-feira (19), no Cietep, em Curitiba. A competição, promovida pelo Senai Paraná, envolveu mais de 120 alunos do curso. “O tema surgiu da necessidade do aluno trabalhar mais o tecido, a modelagem, explorar as formas do corpo e procurar fazer experimentações, criando novas estruturas, pois para a moda o corpo funciona como uma escala onde a forma revela uma primeira aproximação entre moda e arquitetura, a silhueta e proporção”, informou Daniela Nogueira, professora do curso e organizadora executiva do evento.

Após quatro dias competindo no desenvolvimento, montagem e apresentação de um look, Vinícius recebeu as melhores notas do júri entre os dez finalistas da competição. “Minha inspiração foi algo geométrico e simples, com muito volume em cima, partindo da idéia de um cone”, contou o vencedor, revelando que este foi seu primeiro look que saiu do papel. “Foi muito sofrido e corrido. Minha grande lição desta primeira experiência é que o menos é mais”, disse. 

“Ele assimilou e entrou no tema, produziu um look com formas simples e retas. Mereceu sair desta competição, que é similiar ao mercado de trabalho, como vencedor”, afirmou Edson Korner, coordenador do curso, lembrando que o desafio é reconhecido como uma vitrine de novos talentos da moda paranaense e é inspirada no programa “Project Runway”, exibido no Brasil pelo canal People and Arts.

clique para ampliar Diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, festeja com premiados (Foto: Rogério Theodorovy)

O evento marcou a comemoração dos 10 anos do curso técnico em Estilismo de Confecção Industrial do Senai, no Paraná. “Tudo isso faz parte da história do Senai, feita por gente que tem no sangue guarra e vontade de alcançar sempre a vitória, tranformando pessoas, viabilizando o crescimento de seres humanos e indústrias”, disse o diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, durante a abertura do evento, que contou com a presença de mais de 700 pessoas.

Além do aluno premiado ser contemplado com um cruzeiro pela costa brasileira, R$ 1 mil e um presente surpresa oferecido pelo designer Sérgio Pires, o look vencedor premiou também a modelista, que recebeu R$ 2 mil, a modelo, que ganhou um book de fotos, além de um presente surpresa do estilista Silmar Alves e o “anjo” (colega assistente do vencedor), que recebeu um presente da Ludikka Moda e Arte.

O comitê julgador foi composto por personalidades como as estilistas e empresárias Irit Czerny, Adriana Galvão e Karina Kulig; o designer Sérgio Pires; o fotógrafo Antônio Wolf, a arquiteta Gislaine Tourinho; a proprietária da AR Cruise Turismo, Antonella Rovedo, e o representante da  Kalimo Têxtil, Alexandre Lobo. O Desafio contou também com o apoio do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná (Sinditêxtil), Fábrica do Silk Estamparia, Senac, AR Cruise Turismo, Kalimo Têxtil e Zoom Agência de Modelos.

10 anos – Em uma década de criação do curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial, o Senai já formou cerca de 700 profissionais. Hoje, muitos deles são estilistas bem posicionados no mercado da moda. Entre eles, Elaine Piovezan, diretora de criação da marca curitibana Get Shape, que já foi consultora de moda da Fitlee Emotionwear, marca norte-americana que desenvolve uma linha fitness de roupas femininas; Fábio Bartz, criador de uma grife que carrega seu próprio nome, tendo suas criações comercializadas no Brasil e na Argentina; Thaís Rossiter, chefe do setor de criação da Colcci; Carolina Deschamps, que faz parte da criação da Puramania; Samantha Fagundes, modelista da Colcci; Larissa Tanaka, da Get Shape; Adriana Galvão, proprietária da loja multimarcas Ludikka Moda & Arte; Sandra Valéria da Silva, da Art Prima; além dos próprios professores do Senai Dulce Leal Nunes; Edson Korner e Marilze Busetti.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR