Sesi inaugura “Indústria do Conhecimento” em Irati

A inauguração será nesta quarta-feira (15). No espaço, trabalhadores das indústrias e comunidade terão acesso a livros, mídia eletrônica e computador com internet

clique para ampliar A previsão é inaugurar 50 bibliotecas no Estado até maio de 2010 (Foto: Divulgação)

O Sesi Paraná e a Prefeitura de Irati inauguram nesta quarta-feira (15) a segunda unidade do Estado da biblioteca “Indústria do Conhecimento”, espaço onde o trabalhador e a comunidade em geral terão acesso a livros, mídia eletrônica e computadores com internet. A inauguração será às 17 horas. No mesmo dia, às 18h30, o Sistema Fiep vai inaugurar as novas instalações do Centro Integrado Fiep/Sesi/Senai do município. Também será formalizada a instalação do Senai no município.

Participam das inaugurações o prefeito de Irati, Sérgio Luiz Stoklos; o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, e o diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes, além de presidentes e representantes de sindicatos e empresários da região.

Livros e acesso a internet – A estrutura da biblioteca “Indústria do Conhecimento” foi implantada pelo Sesi Paraná, que também doou o acervo de 1.300 livros, 10 mil títulos em mídia eletrônica, periódicos, jornais e dez computadores com acesso a internet. A prefeitura cedeu o local para a construção da biblioteca e irá disponibilizar funcionários para atendimento aos usuários, além de ser responsável pela manutenção do espaço.

A biblioteca funcionará na Unidade de Saúde da Vila São João (Rua São João, s/n). O local estará disponível para a população em geral. Para utilizá-lo, basta fazer o cadastro na unidade. Esta é a segunda biblioteca do projeto educacional. A primeira está instalada na Escola Municipal Dario Velozo, na Cidade Industrial de Curitiba.

Criado pelo Sesi Nacional, o projeto Indústria do Conhecimento está sendo implantado pelos departamentos regionais da entidade, em todo o País.

O Sesi Paraná articula parcerias e desenvolve as ações no Estado. “A nossa orientação é que as bibliotecas sejam implantadas em regiões onde haja IDH a ser desenvolvido e sejam próximos à indústrias, para facilitar o acesso dos industriários e seus familiares”, explica o superintendente da entidade, José Antonio Fares.

Segundo ele, estão previstas a implantação, até maio de 2010, de 50 bibliotecas Indústria do Conhecimento em todo o Paraná.

Ainda neste ano, serão inauguradas mais duas unidades em Curitiba (também na CIC, em parceria com a prefeitura), em União da Vitória, Almirante Tamandaré, Contenda, Colombo, Cianorte e Campo Mourão, todas junto com as prefeituras dos municípios.

Além dessas, outras duas unidades em parceria com empresas: Rio Branco do Sul, com a Votorantim, e em Joaquim Távora, com a Frangos Pioneiros.

Atendimento às indústrias – As novas instalações do Centro Integrado Fiep/Sesi/Senai representam investimento de R$ 648 mil, entre obras e aquisição de novos equipamentos, que permitirão ampliar e aprimorar o atendimento às indústrias da região. O espaço foi ampliado em 355 metros quadrados e o restante das instalações passou por reformas.

Com a ampliação e as benfeitorias, a unidade passa a contar com salas, para as diversas áreas e departamentos; novos banheiros, laboratório de informática, sala para professores e para a equipe pedagógica do Colégio Sesi e do Senai, laboratório de química, física, biologia e metalmecânica.

Com o investimento, as indústrias terão maior oferta de serviços prestados pelo Sesi, nas áreas de saúde e segurança ocupacional, lazer e educação. O Senai, além de continuar com os cursos técnicos que já oferece, também terá cursos na modalidade de Aprendizagem Profissional Básica, novos cursos na área de metalmecânica e eletricidade industrial e atendimento aos alunos do Colégio Sesi, que passarão a ter a opção de fazer o ensino médio juntamente com um curso técnico.

 

 

About Author