Senai quer ser referência em inovação no Brasil

Departamento nacional está fazendo levantamento do grau de maturidade em inovação para elaborar plano de gestão padronizado para todos os estados

clique para ampliar Gerentes e técnicos participam da avaliação em Curitiba (Foto: Rogério Theodorovy)

Criar um modelo de gestão padronizado que favoreça a inovação em todos os seus departamentos regionais e transforme o Senai em referência nesta área no Brasil. Esses são os objetivos de um levantamento que o departamento nacional da instituição, com apoio de uma consultoria externa, está realizando nos Senais de vinte estados para descobrir o atual grau de maturidade em inovação de cada um deles. Nesta semana, o estudo está sendo feito no Senai Paraná, que já é considerado um dos departamentos mais avançados na aplicação de práticas inovadoras.

“Com esse trabalho, o Senai nacional se prepara para ampliar sua capacidade de atender à indústria em suas necessidades de inovação”, ressalta a gerente do programa Inova Senai Paraná, Sonia Regina Parolin.

A opinião é reforçada pelo gerente de Inovação Tecnológica do departamento nacional do Senai, Marcelo Oliveira Gaspar de Carvalho, que coordena o levantamento. “Nosso objetivo com esse estudo é criar um modelo de gestão que favoreça a inovação no Senai tanto para o apoio à indústria quanto na elaboração de produtos e serviços”, afirma. “O Senai já tem uma série de iniciativas ligadas à inovação, falta apenas um alinhamento da atuação em todo o país. Cada departamento regional tem suas iniciativas, mas o que queremos é criar uma padronização desse processo”, acrescenta.

Para isso, o Senai nacional, com apoio da empresa de consultoria Pieracciani, começou em maio uma série de visitas aos departamentos estaduais. O Paraná é o sétimo estado visitado. Nesta terça (25) e quarta-feira (26), técnicos e gerentes do Senai de várias unidades do Estado participam, em Curitiba, de encontros em que conhecem os objetivos do levantamento e respondem a um questionário de avaliação que servirá para diagnosticar o atual grau de maturidade em inovação da instituição.

Modelo padronizado

Marcelo Carvalho explica que, após encerrado o diagnóstico em todo o país, os resultados serão analisados e o grau de maturidade atual do Senai será comparado com o de empresas e organizações que são referência nesta área tanto no Brasil como no exterior. “O diagnóstico vai mostrar o quão afastados ou próximos estamos desses ideais de referência. A partir daí, vamos conceber um modelo padronizado de gestão da inovação, que será implantado inicialmente em cinco departamentos regionais e, depois, em todos os demais”, afirma o gerente.

José Hernani Arrym Filho, consultor da Pieracciani, afirma que a iniciativa do Senai é o primeiro passo para a implantação de uma mentalidade inovadora na instituição. “O Senai já reconheceu a necessidade de mudar seu modelo de gestão, quando muitas organizações ainda estão míopes para isso. O Senai percebeu que, para ser líder, não basta apenas o custo e a qualidade de seus serviços, mas tem que incorporar a inovação em sua gestão”, afirma o consultor.

Paraná na vanguarda

Apesar de os resultados do Senai Paraná ainda precisarem ser analisados, Marcelo Carvalho afirma que, em uma avaliação prévia, a instituição é uma das que mais se destacam em termos de inovação em todo o país. “Numa avaliação preliminar, o departamento regional do Paraná se enquadra entre os que estão na vanguarda da inovação”, declara.

Para justificar sua afirmação, Carvalho cita o fato de o Senai Paraná ser um dos sete departamentos regionais que integram o grupo gestor do Comitê de Inovação do Senai nacional. “Esses sete departamentos regionais foram escolhidos porque tinham as melhores práticas em inovação”, diz. Além disso, o Paraná foi o estado que mais teve projetos aprovados no Edital Senai/Sesi de Inovação 2009. No total, onze iniciativas originadas de parcerias entre o Senai e indústrias paranaenses vão receber recursos para a implantação das propostas inovadoras.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR