“Arranjo Educativo Local” será apresentado no bairro Portão

O encontro será nesta sexta-feira, no Sesi Portão, com a participação de empresários da CIC e do próprio bairro. Proposto pelo Sistema Fiep, o Arranjo visa ações integradas entre comunidade e indústria para o desenvolvimento local

clique para ampliar Arranjo será apresentado a empresários da CIC e à comunidade do bairro Portão (Foto: Divulgação)

O Arranjo Educativo Local (AEL), projeto que visa o desenvolvimento sustentável local, a partir de ações de educação para a formação cidadã, será apresentado nesta sexta-feira (16) a empresários da Cidade Industrial de Curitiba e de toda a região do Portão. A apresentação será durante um café da manhã na unidade do Sesi Portão e marcará o início da implantação do projeto no bairro. Hoje já existe um projeto piloto em andamento em Campo Largo.

Desenvolvido pelo Sistema Fiep, o Arranjo Educativo Local propõe  mobilizar e articular comunidade, instituições de ensino, organizações não-governamentais, poder público e setor privado, para que ajam em sinergia em favor do desenvolvimento local a partir da valorização dos ativos sociais.  

“O Arranjo Educativo Local é um espaço de acesso ao conhecimento, pois reúne todo tipo de informação trazida pela comunidade, associações, prefeitura, pelo Sesi e Senai, desde que seja útil para a sociedade”, explica o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares. “O Sistema Fiep disponibiliza o espaço para que todos os atores possam fazer a dinâmica social necessária para o desenvolvimento da sociedade”, disse.

Fares compara o Arranjo Educativo Local ao Arranjo Produtivo Local (APL), em que as empresas se reúnem para conseguir mais vantagens competitivas e desenvolvimento.

No encontro com os empresários no Sesi Portão, os convidados receberão uma Carta de Parceria no projeto. Os parceiros irão compor o Fórum Gestor do Arranjo, que vai elencar as ações prioritárias para a agenda. Entre as empresas que confirmaram presença estão a Robert Bosch e Landis Gyr.

A unidade do Sesi Portão fica na Rua Padre Leonardo Nunes, 180. A apresentação começa às 9h30. Informações: (41) 3271-7498.

 

Campo Largo inicia ações

A comunidade de Campo Largo, primeira cidade a receber o Arranjo Educativo Local, já definiu suas primeiras ações dentro do projeto. Os parceiros que compõem o Fórum Gestor se reuniram e montaram a primeira agenda de aprendizagem. As atividades serão na área de cultura, focadas no tema “Redescoberta da identidade local”.

Serão feitas oficinas de preparação com a comunidade para a montagem de um espetáculo teatral sobre o tema. O Arranjo Educativo Local de Campo Largo conta com a parceria de indústrias locais, como a Germer e GL Eletro Eletrônicos; prefeitura; associações; e entidades de ensino.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR