Projeto visa diminuir os índices de gravidez na adolescência

Iniciativa é do Movimento Nós Podemos Paraná e do Sesi Paraná. A primeira capacitação para profissionais da saúde e educação acontecerá terça-feira (15), em Curitiba

O Movimento Nós Podemos Paraná e o Sesi Paraná estão desenvolvendo um projeto de prevenção da gravidez na adolescência. Pelo projeto, profissionais da saúde e da educação de diversos municípios receberão treinamento para poderem capacitar adolescentes como multiplicadores de informações relacionadas à valorização da mulher, educação sexual e saúde reprodutiva. A primeira capacitação dos profissionais acontecerá na próxima terça-feira (15) com representantes de sete municípios da região Metropolitana e Litoral, a partir das 8 horas, no Cietep, em Curitiba.

Pelo Sesi Paraná participam equipes do Colégio Sesi Ensino Médio e do projeto Jovem Vida. Os municípios convidados a participar do projeto são aqueles que apresentam os maiores índices de gravidez na adolescência, ou seja, superior a 20% (do total de gestantes). Conforme o médico do Sesi/PR responsável pela capacitação, José Antonio Ferreira Martins, nos países desenvolvidos este índice é inferior a 10%. O projeto prevê a capacitação de 200 profissionais e de 6 mil adolescentes de todas as regiões do estado.

Durante o treinamento, os profissionais receberão orientações de como capacitar as adolescentes para serem as multiplicadoras junto ao público jovem. O projeto, além de contribuir para diminuir os índices de gravidez na adolescência, propõe-se a valorizar a mulher e  também contribuir com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio –  3 (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher), 4 (Reduzir a mortalidade infantil), 5 (Melhorar a saúde da gestante) e 6 (Combater a Aids, Malária e outras doenças).

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos em 2000, durante a reunião de cúpula da ONU, onde lideres de 189 países assinaram um pacto para erradicar a fome e extrema miséria até 2015. São 8 metas socioeconômicas que abrangem as áreas de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR