Alunos do Senai disputam Olimpíada do Conhecimento

As provas começaram nesta terça-feira. Torneio reúne 66 alunos de cursos profissionalizantes do Senai de todo Estado

Começaram nesta terça-feira (5), as provas da primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento Senai 2011. O torneio, que vai até sexta-feira, acontece no Complexo Sesi/Senai CIC e reúne 66 alunos de cursos profissionalizantes do Senai, de 19 cidades do Estado. Eles disputam provas em 14 modalidades industriais: calderaria, desenho mecânico – CAD, eletricidade predial, ferramentaria, fresagem, fresagem CNC, manufatura integrada, mecânica geral – ajustagem, mecânica de precisão, mecatrônica, panificação, robótica industrial, soldagem e tornearia mecânica.

“Os nossos alunos são a razão da existência do Senai e o que aqui estão são a referência da qualidade do ensino ofertado por nossa entidade”, disse o diretor regional do Senai-PR, João Barreto Lopes, na solenidade de abertura oficial da competição, realizada na tarde de segunda-feira. Ele lembrou que em 2010 o Senai registrou 190 mil matrículas nas diversas modalidades de ensino profissional e que os participantes da Olimpíada do Conhecimento são selecionados entre essas centenas de alunos. “São a essência”, afirmou ele.

Esta é a primeira etapa da Olimpíada do Conhecimento. A segunda será em Ponta Grossa, de 1º a 5 de agosto, onde serão disputadas mais 19 modalidades industriais. Somadas as duas etapas, a competição reunirá 154 alunos. Os vencedores paranaenses da Olimpíada do Conhecimento estarão na etapa nacional da competição, que será realizada em São Paulo, em 2012.

Já os vencedores (ouro e prata) da etapa nacional estarão credenciados a buscar os índices para o Torneio Internacional de Educação Profissional, o WorldSkills – promovido pelo International Vocation Training Organization (IVTO), que será disputado em 2013, na Alemanha.

Mostra Inova- Durante as competições, acontece a Mostra Inova Senai/Sesi 2011, um concurso que estimula a criatividade, inovação, empreendedorismo e comprometimento social dos alunos  e professores das duas entidades. Neste ano, estarão reunidos 52 projetos inovadores. Os projetos trazem novidades em três tipos de inovação: processo, serviço e produto. A exposição fica aberta para visitação até quinta-feira (7).

SERVIÇO

Etapa estadual – Olimpíada do Conhecimento 2011
Curitiba – Senai CIC e Mostra Inova
Data: 4 a 8 de julho
Horário: das 8h30 às 18 horas
Local das provas: Senai CIC
Endereço: Rua General Potiguara, 201
Informações: www.pr.senai.br/olimpiada

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR