Congresso Nós Podemos Paraná começa nesta quarta-feira, em Curitiba

Representantes de 250 municípios estarão presentes para debater o voluntariado como estratégia para o alcance do desenvolvimento social

Congresso Nós Podemos Paraná debate voluntariado

Cerca de 700 voluntários representantes de 250 municípios paranaenses estarão reunidos nesta quarta e quinta-feira (06 e 07) em Curitiba, no 4º Congresso Nós Podemos Paraná, na sede da Fiep no Jardim Botânico. O Congresso será aberto às 18 horas com a presença do vice-governador Flávio

Arns e o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. O Congresso  é promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) e terá como central “Participação Cidadã: Voluntariado e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”. No encerramento do evento, na quinta-feira, às 17h30, haverá a entrega do Selo ODM para as empresas e instituições paranaenses que realizam ações que contribuem com o desenvolvimento social dos municípios.

Paralelamente ao Congresso, acontece a Mostra de Projetos, onde serão apresentadas iniciativas de todas as regiões do Estado que contribuem para o alcance dos ODM. O objetivo da mostra é divulgar as iniciativas para que elas possam ser replicadas em outros municípios. A mostra vai apresentar 150 projetos que exemplificam como a ação voluntária e a mobilização da comunidade está dando conta de superar dificuldades para atingir as metas do milênio e melhorar a qualidade de vida da população. A mostra de projetos começa às 14 horas desta quarta-feira.  

 Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram definidos no ano 2000 durante a reunião de Cúpula da ONU, quando líderes de 189 países assinaram um pacto para priorizar a eliminação da fome e extrema miséria até 2015. São oito metas socioeconômicas que abrangem as áreas de renda, educação, gênero, saúde e meio ambiente. Os objetivos são, também, conhecidos como “os 8 Jeitos de Mudar o Mundo”.

Painéis – Na quinta-feira (7) haverá cinco painéis com os seguintes temas: Voluntariado Jovem, Voluntariado Empresarial, Voluntariado Comunitário, Voluntariado + aposentadoria = transformação e Gestão de Voluntários. O encerramento será às 18 horas, com a entrega do Selo ODM.

O Movimento Nós Podemos Paraná mobiliza os três setores da sociedade para a realização de ações que contribuem com o desenvolvimento local. Um dos objetivos do movimento é contribuir com a municipalização dos ODM, ou seja, que todos os municípios paranaenses alcancem as metas do milênio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.nospodemosparana.org.br/congresso

Serviço

4º Congresso Nós Podemos Paraná

Data: 06 e 07 de julho (quarta e quinta-feira)

-Abertura: quarta-feira, às 18 horas

– Mostra de Projetos: quarta-feira, às  14h

– Painéis: quinta-feira, das 8h30 às 16h

– Encerramento e entrega do selo ODM: quinta-feira, às 17h30

Local: Fiep/Jardim Botânico

Endereço: Av. Comendador Franco, 1341

About Author