Jovens e empresários são os primeiros a chegar às unidades do Senai-PR

As unidades iniciaram as atividades recepcionando empresários, profissionais das indústrias e jovens

Encontro com empresários e profissionais das indústrias, palestras e visitas orientadas para estudantes marcaram nesta quinta-feira (20) o início das atividades do Senai Casa Aberta em diversas unidades do Senai Paraná, como a da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a de Maringá e a de Cascavel. O evento, que vai até sábado (22) abre as portas de 33 unidades do Senai Paraná para mostrar aos estudantes, empresários e comunidade em geral os programas de educação profissional e os serviços ofertados pela entidade às indústrias. A expectativa é receber mais de 40 mil pessoas no Estado.

Confira as fotos das atividades quinta-feira

“As unidades do Senai ofertam formação profissional, além de tecnologia e inovação para as indústrias. São estruturas de importante apoio ao desenvolvimento industrial e uma forte contribuição ao desenvolvimento do País”, disse o diretor regional do Senai-PR, no Senai CIC, que abriu o Casa Aberta com café da manhã e palestra sobre meio ambiente e legislação ambiental para profissionais das indústrias, nesta área.

Secco lembrou que quando ainda nem se falava em sustentabilidade, muito antes da ECO-92, o Senai já inaugurava na sua unidade da CIC a primeira escola técnica de saneamento, que década de 90 se transformou no Centro de Tecnologia, Saneamento e Meio Ambiente, com cinco laboratórios para atendimento às indústrias. As estruturas dos laboratórios recebeu a visita dos profissionais das indústrias participantes do Casa Aberta.

Em Maringá, o café da manhã que abriu o evento reuniu 40 empresários do município e região. Os empresários conheceram em detalhes os produtos e serviços oferecidos pela entidade e assistiram a uma apresentação na área de alimentos.  Eles puderam, ainda, apresentar as principais demandas de suas empresas por serviços técnicos e tecnológicos.

Estudantes – Também logo pela manhã o Senai Maringá recebeu, também, a visita  de 80 alunos do Colégio Estadual Rodrigues Alves, para conhecer a estrutura de educação profissional da unidade e os cursos que oferece.

Os alunos visitaram as salas de aula, os cursos técnicos e profissionalizantes, receberam informações sobre o projeto Jovem Aprendiz, acompanharam as explicações de alunos Senai e dos professores.

Nos próximos dias, os visitantes poderão acompanhar o processo de produção de Etanol de perto, na micro destilaria que está no Senai Maringá. A destilaria funciona como uma usina de grande porte, e demonstra todo o processo da produção do etanol, desde a recepção da cana, moagem, fermentação e destilação.

A micro destilaria foi adquirida através de um Projeto Nacional do Senai, onde alguns estados que tem demanda adquiriram a máquina com objetivo didático. Em Maringá, ela atende ao curso técnico de biotecnologia e tem finalidade educacional também nos cursos in company.

No Senai Cascavel, o Casa Aberta começou com a visita de cerca de 240 alunos da rede publica de educação. Os estudantes passaram pelas seis áreas dos cursos técnicos entre elas,  Eletroeletrônica e Confecção industrial.

A previsão é que até sábado mais de 40 mil pessoas visitem as  33 unidades do Senai Paraná, a maioria delas com programação especial focada na educação profissional de qualidade.

Haverá uma série de atividades para orientar os jovens a escolherem uma profissão ou estimular a qualificação ou requalificação de profissionais que já estão no mercado. Estão sendo ofertadas visitas orientadas para estudantes, palestras sobre orientação profissional, palestras técnicas, minicursos e oficinas abordando as diversas ocupações industriais e o mercado de trabalho, entre outras ações.

No Senai Curitiba/Cietep, de Curitiba, foi realizada mostra tecnológica realizada pelos alunos do curso de Aprendizagem em Sistemas Computacionais. conforma solicitado seguem fotos ref. ao SENAI Casa Aberta. A unidade também realizou entrega do certificado de participação ao aluno Edson Geovani dos Santos, competidor da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2011, medalhista de ouro na modalidade Instalação e Manutenção de Redes, Edson Geovani dos Santos.

Edson ministrou o Mini Curso “Configurando uma rede weireless doméstica com segurança”, que faz parte da programação do Senai Casa Aberta.

Em Ponta Grossa, os profissionais receberam os visitantes com pequena palestra sobre os cursos e as metas da entidade. Estudantes de escolas públicas e particulares fizeram visita ao laboratório de metalomecânica. Os jovens visitantes do Senai Ponta Grossa também visitaram os projetos de reciclagem de sucatas eletrônicas, desenvolvidos por alunos da Aprendizagem Industrial e a administração Industrial do Cavanis.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR