Cuide-se+ participa do Agosto Azul

Eixo de prevenção ao câncer do programa do Sesi no Paraná realiza ações em todo o estado na promoção da saúde do homem

O eixo de prevenção ao câncer do programa Cuide-se+, do Sesi no Paraná, está engajado com o Agosto Azul, campanha que acontece desde 2012 em todo o estado com ações que incentivam a promoção da saúde do homem. As unidades móveis do Cuide-se+ – que acaba de ganhar sua 3ª unidade – realizam exames preventivos em trabalhadores das indústrias parceiras do Sesi, sendo que dois desses exames são focados na prevenção de doenças que acometem os homens: câncer de próstata e de pele. Neste mês, entre os dias 15 e 19 de agosto, a ação será no CIC, em Curitiba, em uma mobilização com as indústrias da região.

O Cuide-se + atua com orientações sobre a doença e suas causas, e também realiza exames preventivos que permitem o diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura do câncer. Equipadas com os aparelhos necessários, as unidades móveis percorrem indústrias para a investigação dos casos de câncer mais prevalentes (pele, próstata, colo de útero e mama).

De janeiro a junho deste ano, o programa atendeu quase 3 mil trabalhadores homens da indústria do Paraná: foram cerca de 1,5 mil exames PSA (exame de sangue que detecta alterações na próstata) e 1.480 avaliações de pele. “A partir de qualquer alteração de caraterística oncológica, são realizadas as orientações necessárias para a sequência, seja para o especialista, caso o trabalhador tenha plano de saúde, ou para as unidades SUS”, explica a coordenadora do eixo de prevenção do câncer do Programa Cuide-se+, Fabiana Tozo.

Fabiana enfatiza que, se após o PSA, que é um exame de sangue para investigação do câncer de próstata realizado na unidade móvel, o resultado estiver alterado, a orientação será para procurar um especialista para realizar o exame de toque retal e, se for o caso, biópsia. “A próstata pode ter alterações, como uma inflamação, com sintomas parecidos com os do câncer, por isso, é fundamental procurar um especialista”, frisa.

Casos de câncer de pele também costumam ser comuns em homens, já que tendem a não usar protetor solar ou protetores físicos. “Muitas vezes os homens percebem alguma mancha ou ferida e vão deixando, e, quando atendemos na empresa, conseguimos detectar e avaliar a lesão, e encaminhar ao especialista se necessário”, fala Fabiana.

Prevenção

O foco principal do Cuide-se+ é a prevenção, que pode ser feita com medidas simples no dia a dia, como usando o filtro solar e protetores físicos para evitar o câncer de pele. “Também orientamos o trabalhador com uma cartilha que traz medidas gerais de prevenção de saúde, como boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, enfim, tudo o que promova um estilo de vida saudável”, salienta Fabiana Tozo.

A adoção de hábitos saudáveis é uma das principais medidas para evitar o câncer que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a segunda maior causa de morte no Brasil, com 190 mil por ano. Segundo estimativa do INCA, divulgada no final de janeiro, 2016 terá quase 600 mil novos casos de câncer. Entre 2014 e 2015, o Cuide-se+ atendeu 283 indústrias em mais de 50 cidades, totalizando 8.800 trabalhadores e mais de 15 mil exames. Deste montante, 323 industriários e industriárias foram encaminhados para hospitais parceiros.

O Cuide-se +

O programa, desenvolvido pelo Sesi no Paraná, leva prevenção e educação para o trabalhador da indústria. Redução de incidência de acidentes, de situações de risco, de índices de absenteísmo e licença por doenças na empresa são alguns dos focos do Cuide-se +. Além da realização de exames na detecção do câncer, há ações em outros sete eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas. Outros detalhes no site: http://www.sesipr.org.br/cuide-se-mais/

About Author