Selo Clima Paraná é entregue a mais 15 empresas que registram emissões de gases

Certificação é concedida pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Fiep

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) entregou nesta quinta-feira (18) a mais 15 empresas o Selo Clima Paraná. A inciativa, que tem apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), é um reconhecimento às companhias do Estado que aderem ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa e adotam esforços para reduzir o impacto ambiental de suas operações.

O superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus, afirmou durante a solenidade que a entidade sempre está disposta a apoiar iniciativas que possam levar as empresas a ter uma maior consciência ambiental. “É muito importante a empresa conhecer suas emissões, realizar um inventário e pensar em medidas mitigatórias para fazer com que seus processos sejam mais amigáveis com as questões ambientais”, declarou. “Nas questões ambientais temos não só os aspectos legais, que diz respeito a punições que podem ser sofridas pelas empresas, mas devemos estimulá-las para que tenhamos efetivamente uma rede de boas práticas que as levam a ser mais eficientes e competitivas. Espero que as empresas contempladas com o selo continuem motivadas, possam evoluir e fazer com que isso sirva de estímulo para outras empresas”, acrescentou.

Já o secretário estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, destacou que o Selo Clima Paraná reconhece ações efetivas adotadas pelas empresas. “Este reconhecimento mostra que ações podem e devem ser transformadas em compromissos. Estas empresas estão de parabéns pelo exemplo que estão dando e contribuindo de forma voluntária com o Estado”, disse. “Com o selo, certamente elas terão uma imagem melhor para ser levada à sociedade”, completou.

Nesta quinta, receberam o Selo Clima Paraná as seguintes empresas: Klabin S.A., Copel Holding, Copel Geração e Transmissão SA, Copel Distribuição S.A., Copel Telecomunicações S.A., Sanepar, SIM Estearina Ind. e Com. Ltda, IBQ Ind. Químicas SA [ex Britanite], GSS Sustentabilidade e Inovação Ltda, Index Ambiental Ltda, Dudalina S.A., DSR Soluções e Inteligência Logística Ltda, WBX Transportes Internacionais Ltda, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), e JBS. O selo é dividido nas categorias ouro, para as empresas com inventários verificados por profissionais ou empresas creditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); e prata, para aquelas que tiveram seus inventários verificados por profissionais ou empresas habilitadas.

Participaram da cerimônia de entrega do selo presidentes, diretores e técnicos das empresas certificadas. “Esse reconhecimento é muito bom, pois nos motiva a conhecer nossas emissões, registrá-las e buscar a melhoria contínua de nossos processos, buscando a redução dessas emissões”, afirmou o coordenador de meio ambiente da Klabin, Henrique Luvison. Já Paulo Zanardi, da GSS, destacou que o Paraná sai na frente ao buscar a mobilização das empresas para a redução das emissões. “Essa união que fazemos no Paraná, apresentando nossas emissões e buscando melhorias, é um grande avanço não só para o Estado, mas para todo o Brasil. O relatório é apenas o primeiro passo, mas se não dermos esse primeiro passo, não conseguimos avançar”, declarou.

Compensação
Desde que foi implantado o sistema de certificação, há dois anos, 34 empresas já fizeram seu inventário de gases de efeito estufa. Em 2015, declararam publicamente a emissão de 1 milhão de CO²; em 2016 já foram declaradas 2 milhões de CO², o que corresponde a 10% das emissões das indústrias do Paraná. As empresas que quiserem aderir ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa devem preencher o protocolo de intenções disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos: www.meioambiente.pr.gov.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR