Sesi no Paraná disponibilizará banco de dados sobre igualdade de gênero e empoderamento

Plataforma será lançada em novembro. Além de estatísticas, documentos e exemplos de boas práticas também estarão no site

O Sesi no Paraná lança em novembro, em parceria com a ONU Mulheres, a plataforma Empoderamento das Mulheres – Trabalho e Valorização, no Fórum Mulheres em Destaque, em São Paulo, e no Congresso ODS, em Curitiba. A plataforma trará relatórios dinâmicos de indicadores sobre equidade de gênero e raça no Brasil, além de documentos de referência e boas práticas empresariais que servem como exemplo para o alcance da igualdade entre homens e mulheres.

A ação faz parte do projeto de implementação da Agenda 2030 – um plano de ações da ONU para as pessoas, o planeta e a prosperidade, visando um mundo com desenvolvimento sustentável. “O Sesi no Paraná liderou no estado o trabalho de divulgação, mobilização e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em 2004 e, desde o lançamento da Agenda 2030, encabeça a promoção dos ODS no Paraná porque reconhece que o planeta só será sustentável daqui a 15 anos se atingirmos todas as metas propostas pelos ODS, o que inclui a igualdade de gênero”, afirma Maria Cristhina Rocha, assessora de projetos estratégicos do Sesi, IEL e Senai no Paraná.

Os indicadores foram coletados a partir de fontes como o IBGE e IPEA e englobarão análises e infográficos em cinco macro temas: demografia, trabalho, educação, saúde e violência, que terão abrangência nacional. Isso significa que organizações e pesquisadores poderão acessar dados específicos por estado e município, acompanhar mudanças e comparar indicadores que serão atualizados em tempo real, de acordo com os dados oficiais. Para as empresas engajadas na promoção da equidade de gênero, os dados devem facilitar a análise, reflexão e tomadas de decisão mais assertivas sobre programas e projetos.

Disponibilizar documentos, relatórios, artigos de pesquisadores e diversas instituições especializadas, além de materiais que apresentem boas práticas de equidade e valorização da diversidade em empresas será outra funcionalidade da plataforma.

O site englobará, ainda, o mapeamento de empresas signatárias do Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU) no Brasil, dos quais o Sesi no Paraná é signatário, – que são um conjunto de diretrizes que ajudam a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento das mulheres.

Consultoria
Signatário desde 2009 do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Sesi no Paraná também tem em seu rol de serviços a Consultoria em Equidade de Gênero, que assessora empresas na implantação de programas e projetos voltados para a equidade de gênero e diversidade, orientando desde a elaboração de diretrizes e políticas, até a estruturação de planos de ação que incluem metas, procedimentos, monitoramento e avaliação de impacto dos resultados. Desde 2011 o Sesi disponibiliza para as indústrias o guia “Relações de Gênero na Indústria: Metodologia Sesi em Prol da Equidade”, atualmente na modalidade EAD, com o objetivo de inspirar e orientar as empresas a terem processos mais igualitários nos campos da Gestão de Pessoas e Cultura Organizacional.

Sesi Paraná
O Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná oferece soluções em segurança, saúde e educação para a indústria, para o trabalhador e sua família. Com o objetivo de reduzir despesas com saúde, prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde dos trabalhadores, o Sesi oferece consultorias e serviços exclusivos para a indústria, garantindo mais competitividade e produtividade para os negócios, diminuindo gastos e atuando de forma preventiva. Com foco na educação inovadora ao alcance do trabalhador da indústria, o Colégio Sesi é a maior rede de Ensino Médio do Paraná, e conta com cinco unidades internacionais.

About Author