Chega às lojas digitais o segundo livro-aplicativo da Coleção Nova Perspectiva

A coleção é uma parceria entre Colégio Sesi, Novozymes e StoryMax. O conto “As ostras”, do autor russo Tchékhov, estimula o leitor a refletir sobre a erradicação da fome

O Colégio Sesi no Paraná, em parceria com a startup StoryMax e com a dinamarquesa líder no mercado mundial de soluções biológicas, Novozymes, lança no dia 23 de novembro o segundo de uma série de três livros-aplicativos da Coleção Nova Perspectiva, que tratam dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial da ONU composta por 17 metas a serem atingidas até 2030.

As ostras, do russo Anton Tchékhov, um dos maiores contistas de todos os tempos, estimula o leitor a refletir sobre o ODS 2, a erradicação da fome. O conto gira em torno da história de pai e filho, que, sem terem o que comer, vivem de esmolas. A condição faz com que o menino desenvolva, na imaginação, a sensação e o sabor de degustar uma ostra, até que ele acorda apenas com o gosto da fome em sua boca.

Baixe agora:

iOS: http://bit.ly/ostrasapple

Android: http://bit.ly/ostrasandroid

Frrit-Flacc, de Jules Verne, foi o primeiro livro-aplicativo da Coleção e também está disponível nas lojas digitais

O objetivo da série é sensibilizar os estudantes diante dos grandes desafios humanitários da atualidade e engajá-los em prol dos ODS. Também é uma forma de divulgar a leitura de clássicos em formato digital e interativo e despertar nos jovens leitores conhecimentos sobre como a biologia, a biotecnologia e a sustentabilidade, podem contribuir com soluções para alguns ODS específicos. A coleção traz ainda outros dois livros-aplicativos, com obras de Júlio Verne (já lançada), e Tchékhov.

Além dos contos aprovados por educadores do Colégio Sesi, os livros-aplicativos oferecem ainda conteúdos extras sobre os autores, atualidades a respeito da temática principal e sugestão de três atividades: um experimento científico, uma proposta de reflexão e outra de ação social – as atividades também foram sugeridas por profissionais do Colégio.

Frrit-Flacc, de Júlio Verne, primeiro livro-aplicativo da Coleção, lançado em setembro, trata da diferença social e mesquinhez, traçando uma ponte entre a indiferença humana de todos os tempos e o flagelo da pobreza nos dias de hoje, trazendo à tona o ODS 1: erradicação da pobreza. O outro livro-aplicativo a ser lançado, O Rei do Rio de Ouro, do inglês John Ruskin, abordará o ODS 6 – água limpa e saneamento.

Avaliação

Para o superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, o material é uma forma de tornar mais interativa e instigante a discussão sobre os ODS entre os estudantes. “Os livros-aplicativos são utilizados pelos alunos e professores do Colégio Sesi e os contos discutidos em sala de aula, tendo como objetivo a reflexão sobre os temas centrais de cada obra”, explica.

O estímulo já tem gerado resultados, como aponta a gerente de Educação do Colégio Sesi, Lilian Luitz. “Estamos trabalhando na divulgação desse material, para que não seja utilizado só pela rede, mas também pela comunidade escolar. Temos como objetivo atingir 15 mil downloads até dezembro, com a ajuda dos alunos-embaixadores, que estão participando das oficinas e têm como missão ajudar nessa mobilização”, conta.

O vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novozymes Latin America, Pedro Luiz Fernandes, espera que a leitura seja feita tanto por estudantes quanto por jovens interessados em temas como a sustentabilidade. “Queremos que a Biologia seja percebida como uma ciência que pode transformar o mundo para melhor e encontramos os parceiros ideais para publicar app books de alta qualidade, bonitos, emocionantes, engajadores e cheios de informação e aprendizado”, afirma.

A novidade foi elogiada pelo presidente do Conselho Regional de Biologia do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, instituição que apoia ações que promovem o consumo sustentável do planeta. “Referendamos e convalidamos a execução do projeto. Nós do CRBio-7 desejamos sucesso em sua coordenação e execução “, disse em comunicado.

Para Samira Almeida, co-fundadora da StoryMax e diretora editorial da startup, “contar histórias sempre foi a maneira mais tradicional de se ensinar ou se fazer pensar sobre um tema e, cada dia mais, as empresas estão entendendo que há histórias universais que falam de temas relevantes para seus públicos”. Com o objetivo de atualizar essas narrativas, encontrando seus pontos em comum com a atualidade e com o incremento da mídia e da tecnologia, a StoryMax trabalha na valorização da atividade da leitura.

Serviço:

O segundo livro-aplicativo da Coleção Nova Perspectiva, As ostras, estará disponível nas app stores iOS e Android a partir do dia 23 de novembro para tablets e smartphones – o lançamento ocorrerá durante o Congresso Sesi ODS. Ele é gratuito e já vem com três traduções de especialistas em literatura e educação – em português, inglês e espanhol. O primeiro lançamento, Frrit-Flacc, já está disponível. Nos próximos meses, será lançado o último livro da série, O Rei do Rio de Ouro.

About Author