Presidente do Sistema Fiep discute fortalecimento de parcerias com novo reitor da UFPR

Edson Campagnolo se reuniu nesta segunda-feira (6) com Ricardo Marcelo Fonseca, que assumiu a reitoria da universidade em dezembro

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou nesta segunda-feira (6) a importância das parcerias que a entidade mantém com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Campagnolo se reuniu com o novo reitor da instituição de ensino, Ricardo Marcelo Fonseca, e reforçou a intenção de fortalecer ainda mais a atuação conjunta entre Sistema Fiep e UFPR.

Confira mais fotos do encontro

“A UFPR é uma instituição centenária, que tem grande relevância para a educação e o desenvolvimento do Paraná”, disse Campagnolo. “Nossa intenção é cada vez mais unir esforços para estreitar nossos laços com a universidade. Para a Fiep, as parcerias com a UFPR são, acima de tudo, uma garantia de credibilidade e qualidade nas ações conjuntas”, acrescentou.

O reitor disse que a parceria entre indústria e universidade é fundamental para promover a inovação no País. “Ajudar no desenvolvimento da cultura de inovação nas indústrias é um papel preponderante da UFPR. Aqui se produz pesquisas e conhecimentos essenciais para o avanço tecnológico”, afirmou Fonseca, que assumiu o cargo em dezembro.

Quem também participou do encontro foi o diretor superintendente do Sesi, Senai e IEL no Paraná, José Antonio Fares. Ele apresentou principalmente o trabalho do IEL, que oferta educação executiva e desenvolve programas voltados à gestão de talentos na indústria.

Campagnolo complementou que o Sistema Fiep não tem dúvidas de que o investimento em educação de qualidade é o principal caminho para a construção de um país mais rico, desenvolvido e justo, e destacou a importância da contribuição da UFPR nesse sentido. “Nós, da Fiep, nos sentimos honrados em participar  dessa história e esperamos que nossa parceria possa aumentar ainda mais nos próximos anos”, complementou o presidente.

Entre outras parcerias, a UFPR e o Senai desenvolvem, em parceria ainda com a Universidade de Stuttgart, o mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial. Além disso, são desenvolvidos projetos em conjunto com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, instalado em Curitiba. A UFPR também é parceria em ações na área de infraestrutura. Por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Futuro 10 Paraná, a universidade foi uma das instituições que contribuíram na elaboração do PELT 2035 – Plano Estadual de Logística em Transporte do Paraná.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR