ViraVida reúne instituições de Foz do Iguaçu em café da manhã

Programa do Sesi busca fortalecer os direitos de jovens em vulnerabilidade social pela inserção social

O Programa ViraVida, criado no Brasil em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, atendeu no Paraná entre 2010 e 2016 mais de 900 jovens com idades entre 15 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com pesquisas realizadas pela instituição, o programa provocou impacto social na vida dos jovens atendidos pelo programa, pela transformação de suas vidas e de suas famílias.

Esses resultados serão apresentados no próximo dia 7 de junho, durante um café da manhã que reunirá em Foz do Iguaçu instituições interessadas em encaminhar esses jovens ao programa, bem como apoiadores e parceiros. Também será discutida a nova proposta de atuação para o período de 2017 a 2019.

Na ocasião, será ainda demonstrada como a adesão de instituições parceiras têm ajudado a vida desses meninos e meninas, no fortalecimento de seus direitos.

Além de educação continuada, formação profissional, saúde, esporte e cultura, o ViraVida promove o atendimento psicossocial dos jovens com o objetivo de elevar a autoestima, a escolaridade e restabelecer os vínculos familiares. O programa trabalha de forma integrada ao Sistema de Garantia de Direitos atuando na prevenção da violência sexual, favorecendo o acesso de adolescentes e jovens a um processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Sobre o programa

Iniciado em 2008 como um programa piloto em Fortaleza, o ViraVida atualmente está presente em 11 estados brasileiros e ainda em El Salvador, país da América Central.

No Paraná foi implantado em 2010, nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina. A primeira formatura foi realizada em novembro de 2011. Até hoje, são nove turmas formadas em Curitiba, dez em Foz e treze em Londrina.

Os jovens são encaminhados ao Programa pelas instituições governamentais e não governamentais (Creas, Cras, Conselhos Tutelares, Unidades de Acolhimento). A execução do programa envolve todos os parceiros do Sistema S.

Processo de seleção

Paralelamente ao evento do dia 7, o Programa ViraVida deu início no Paraná a mais um processo de seleção de novas turmas de aprendizagem para 2017 – 2019.

A instituição interessada em apoiar esses jovens deve encaminhar para o programa a ficha de inscrição e o relatório preenchidos – uma ficha e um relatório por candidato. Em Foz do Iguaçu, Inscrição, relatório e cópia de documentação devem ser encaminhados para o e-mail ana.zimmer@sesipr.org.br ou giuliano.inzis@sesipr.org.br, ou ainda protocolados na unidade Sesi e Senai, à Rua Perdigão, 58 – Vila A. O prazo para encaminhamento das fichas é 23 de junho.

Serviço:

Data: 07 de junho
Horário: das 8h30 às 10h30
Local: Sesc – Avenida Tancredo Neves, 222. Vila A (próximo ao viaduto da Ponte da Amizade) – Foz do Iguaçu

Mais informações podem ser obtidas no site www.viravida.org.br

About Author