Editorias Fiep > Ensino Superior

Aluno da Faculdade da Indústria é destaque nos Jogos Paralímpicos Universitários

Alisson da Silva Bueno, de 18 anos, é bolsista no curso de Sistemas de Informação da Faculdade da Indústria IEL de São José dos Pinhais. Sua vida foi cercada por desafios: dias após nascer, perdeu o irmão gêmeo e teve uma complicação que fez com que perdesse totalmente a visão e ficasse com dificuldades nos movimentos.

O que poderia ser uma barreira tornou-se superação. Com o apoio da família, Alisson começou a se dedicar à natação e, de 26 a 30 de julho, participou dos Jogos Paralímpicos Universitários que aconteceu em São Paulo. No evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alisson conquistou três medalhas de ouro (duas na categoria 50 metros livres e uma nos 100 metros costa).

“Para nós é uma honra e um orgulho poder fazer parte da vida do Alisson, ele e sua família são pessoas fantásticas, batalhadoras e servem de exemplo para todos nós”, afirma Marcia Fernanda Vieira Rocha, coordenadora do núcleo de relacionamento com alunos e comunidade da Faculdade da Indústria IEL, instituição que patrocinou o transporte do nadador e de seu treinador, professor Guilherme Nievola Neto.

Foco nos estudos

Além de dedicado ao esporte, o jovem é um excelente aluno. Seu outro sonho é ser desenvolvedor de jogos para pessoas com deficiência, e a bolsa que recebe na Faculdade da Indústria IEL, que enfatiza ações de inclusão social, contribui para isso. “Gosto muito da faculdade, da empolgação e dedicação dos professores e da equipe pedagógica em me ajudar nas dificuldades que tenho, principalmente com as matérias que usam imagens”, afirma Alisson. “A ajuda que recebo é muito importante, tanto na parte de educação, quanto ao apoio emocional para as competições”, completa.

A Faculdade da Indústria IEL tem se firmado como uma organização que contribui tanto para o desenvolvimento das indústrias do município de São José dos Pinhais, quanto para o desenvolvimento social local. É um agente de integração com a oferta de educação executiva, qualificando profissionais para os desafios de gestão e liderança, possibilitando o aumento da competitividade dos setores produtivos, além desenvolver programas voltados à gestão de talentos na indústria, com foco em estágio e trainee. A Faculdade da Indústria IEL e sua Escola de Negócios ofertam cursos de graduação e pós-graduação. O vestibular de inverno está com inscrições abertas até o dia 11 de agosto.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).  As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

 

About Author