10º Reatiba debate a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O evento, promovido pela Fiep, em parceria com o CPCE, aborda temáticas de emprego, educação e cidades e tem inscrições gratuitas

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências. A data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e chama atenção para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ações especiais ocorrerão em todos os estados e no Paraná não será diferente. No próximo dia 20 de setembro, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), conselho temático da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), promove a 10.ª edição do Reatiba. O evento, que tem inscrições gratuitas, será realizado no Campus da Indústria e aborda temáticas de emprego, educação e cidades inclusivas, tudo com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), parâmetros estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que apresentam metas especificas de inclusão das Pessoas com Deficiência.

Neste ano, o âncora do evento será Guilherme Bara, deficiente visual que trabalha atualmente como gerente de relacionamento e diversidade da Fundação Espaço Eco, em São Paulo, e faz consultoria para empresas que querem implantar a cultura da diversidade. Guilherme é formado em administração, com MBA em Gestão de Projetos, e já tem mais de 10 anos de experiência profissional. Segundo ele, a intenção de sua apresentação no Reatiba, é tentar mostrar como é possível colocar na prática diferentes pessoas no ambiente de trabalho e como isso reflete no resultado para os colaboradores e para a liderança.

Desde 2008, o CPCE traz auditores e palestrantes das mais diversas localidades para o Reatiba. Segundo o diretor geral do CPCE, Rui Brandt, o evento sempre oferece temas relevantes para a sociedade. Entre alguns assuntos já abordados estão Acessibilidade, Cultura Organizacional Inclusiva, Diversidade, Emprego Apoiado, Reabilitação Profissional do INSS e Lei Brasileira de Inclusão – Lei 13146/15). “Com esses temas, contribuímos com a formação da cultura da inclusão”, afirma.

De acordo com a coordenadora técnica de negócios do CPCE, Rosane Fontoura, a expectativa é receber 150 pessoas nessa edição, com assuntos direcionados a gestores de RH. O evento acontece das 8h às 12h30 e as inscrições são feitas gratuitamente no link http://bit.ly/2f95hXH.

Serviço:

10.º Reatiba

Data: 20 de setembro

Local: Sala de Convenções I – FIEP Campus da Indústria: Rua Comendador Franco, 1341 Jardim Botânico
Inscrições gratuitas no link: http://bit.ly/2f95hXH