Coluna > Coluna semanal

Unidades do Sesi percorrem o Paraná no Outubro Rosa

Programa Cuide-se Mais vai atender colaboradoras de indústrias parceiras com exames de prevenção ao câncer de mama

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2016, tenham sido registrados mais de 596 mil casos da doença no Brasil. Desse número, mais de 300 mil foram de novos casos entre as mulheres.

O tipo de câncer mais incidente, tanto em homens quanto em mulheres, é o de pele não melanoma, com cerca de 175 mil casos novos a cada ano. Em seguida, o câncer de mama é o que mais atinge a população feminina, com quase 60 mil casos anualmente.

Relativamente raro antes dos 35 anos, ele tem incidência progressiva após os 50 anos. As estatísticas do Inca indicam o aumento da incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. A prevenção, com a redução dos fatores de risco, ganha proporções importantes, se considerada a informação de que 90% das causas de câncer são externas, possíveis de evitar.

Aumentando as chances de cura
A conscientização para a prevenção, além do reforço do acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento para a redução da mortalidade, são alguns dos objetivos do Outubro Rosa. O movimento, que nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos, ganhou o mundo com a ideia de estimular a participação da população, de empresas e instituições no controle do câncer de mama.

O Sesi no Paraná participa do Outubro Rosa desde 2014, tendo encaminhado desde aquele ano e até meados de 2017 mais de 60 mil trabalhadores para exames complementares e diagnóstico da doença. Desse total, mais de 50% são mulheres. E, somente em 2017, o número de exames supera a marca de 21 mil.

Com o Programa Cuide-se Mais, no eixo Prevenção do Câncer, o Sesi oferece serviços de prevenção e educação, tendo como objetivo o aumento das chances de cura em até 95%. O modelo de prevenção pretende reduzir o crescente número de pessoas afastadas de suas atividades profissionais pelo câncer.

Para isso, o Sesi conta com três unidades móveis de atendimento, com equipamentos de última geração. Em outubro, essas unidades vão percorrer todo o Paraná, atendendo as colaboradoras das indústrias parceiras com exames como mamografia, Papanicolau, PSA (sigla para Antígeno Prostático Específico) e análise de pele. O índice de satisfação com o programa é de 100% entre as quase 300 empresas já atendidas desde 2014.

Exames complementares
Dos mais de 60 mil exames realizados, 564 trabalhadoras foram encaminhadas para exames complementares e, quando necessário, tratamentos.
2014 – 178 casos – 103 mulheres
2015 – 360 casos – 278 mulheres
2016 – 346 casos – 183 mulheres

Exames realizados em 2017
Mamografia: 2.567
Papanicolau: 4.838
Análise de pele: 9.667
PSA: 4.203
Total: 21.275

Após o Outubro Rosa, o Cuide-se Mais continua e as empresas interessadas podem buscar mais informações em sesipr.org.br/cuide-se-mais.

About Author