Editorias Fiep > Sustentabilidade

Sesi premia instituições com práticas sustentáveis

Prêmio Sesi ODS foi entregue durante o Congresso Sesi ODS que contou também com o lançamento do projeto para migrantes e refugiados no Brasil

Na noite do dia 17 de outubro, o Sistema Fiep, por meio do Sesi, promoveu a segunda edição do Prêmio Sesi ODS durante o encerramento do Congresso Sesi ODS. A premiação reconhece, valoriza e divulga as indústrias, empresas e instituições públicas, do terceiro setor e de ensino com boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). No total, foram 297 projetos inscritos, 70 projetos finalistas, 14 organizações premiadas em primeiro lugar e 15 menções honrosas. No mesmo dia, foi lançado o Projeto Migrantes, que visa integrar refugiados e migrantes no Brasil, por meio do ensino da língua portuguesa e cursos de qualificação profissional. O Congresso Sesi ODS reuniu cerca de 700 pessoas no Campus da Indústria e nos dois dias de evento (16 e 17) também apresentou oficinas, painéis e apresentação de projetos.

Segundo a gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep, Maria Cristhina de Souza Rocha, o Congresso e o Prêmio Sesi ODS são momentos de valorização das instituições que estão atuando em prol dos ODS no Paraná, reconhecendo que as práticas socialmente responsáveis transformam a vida das pessoas e da sociedade.”

Vencedora na categoria Indústria – Grande, a Engie Brasil Energia adotou os ODS desde 2013 e conquistou o Prêmio Sesi ODS pelo projeto de Proteção de Nascentes. Para o representante da Engie, Leocir Scopel, o Prêmio  representa satisfação e orgulho, mostrando que a empresa está no caminho certo, cumprindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Já na categoria Terceiro Setor, a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional recebeu o Selo Sesi ODS. Para a coordenadora de Projetos, Claudiane dos Santos, o selo é um reconhecimento pelo serviço socioassistencial realizado. “Nosso cuidado não é só com o usuário, que são as pessoas com deficiência intelectual, mas também com a família. O trabalho abrange toda a família e reflete diretamente na qualidade de vida do usuário”, explica.

Além da premiação

No primeiro dia de Congresso, os participantes participaram de oficinas sobre o empoderamento da mulher, acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência, análise e interpretação de indicadores, e elaboração de projetos que atendam os ODS.

Já o segundo dia reuniu painéis e apresentações. Entre os painéis, estavam palestrantes que abordaram diferentes questões em relação aos ODS, desde o desperdício de alimentos e recursos naturais, até questões gerais sobre exemplos de sucesso na implementação da Agenda 2030. Entre os palestrantes estava a  representante do escritório da ONU Mulheres, Adriana Carvalho, que abordou o tema da equidade de gênero e empoderamento feminino. De outro painel, participou o Secretário Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Cláudio Cavalcanti. Para o secretário, o debate que o evento proporciona é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento do país. “Se cada pessoa que veio aqui levar as ideias para sua empresa, família e trabalho, teremos um mundo melhor”.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. As Faculdades da Indústria têm se firmado como organização que contribui para o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento da sociedade.

Conheça aqui os vencedores do Prêmio Sesi ODS 2017:

Categoria Indústria

Pequena

1º lugar  – J. A. Pasquini & Cia Ltda

Menção Honrosa – F&K Group Tecnologia em Sistemas Automotivos Ltda

Média

1º lugar- Novozymes Latin America LTDA

Menção Honrosa – DAF Caminhões Brasil

Grande

1º lugar- ENGIE Brasil Energia

Menção Honrosa – Renault do Brasil S.A.

Categoria Empresa

Pequena

1º lugar – Dalcin e Santos LTDA

Menção Honrosa – Jornal Folha de Irati

Média

1º lugar – Sooro Holding Ltda

Menção Honrosa – Sicredi Planalto das Águas PR/SP

Grande

1º lugar – Grupo Fleury

Menção Honrosa – Unimed Curitiba

Poder Público

Municipal

1º lugar – Município de Campo Largo

Menção Honrosa – Câmara Municipal de Palmeira

Estadual

1º lugar – Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Menção Honrosa – Tribunal de Justiça do Paraná

Federal

1º lugar – Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região

Menção Honrosa – Correios

Terceiro Setor

Local

1º lugar – Universidade Livre para Eficiência Humana – UNILEHU

Menção Honrosa – Instituto Robert Bosch

Estadual

1º lugar – Associação MarBrasil

Menção Honrosa – Associação Internacional de Lions Clubes Distrito LD-1

Federal

1º lugar – Aldeias Infantis SOS Brasil

Menção Honrosa – Instituto Cidade Canção

Instituição de Ensino

Educação Básica

1º lugar – Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva

Menção Honrosa – Associação Canisiana de Educação

Educação Superior

1º lugar – Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória

Menção Honrosa:

– Associação Paranaense de Cultura – PUCPR

– UTFPR – Dois Vizinhos